Publicidade

Meteorito de asteroide que atingiu a Terra é encontrado

Por| Editado por Patricia Gnipper | 16 de Fevereiro de 2023 às 13h46

Link copiado!

Muhammed Uzzal
Muhammed Uzzal

Nesta quarta-feira (15), os voluntários do projeto Vigie-Ciel encontraram um meteorito deixado pelo asteroide 2023 CX1. A rocha espacial atravessou a atmosfera da Terra durante a noite de domingo (12), poucas horas após ser descoberta pelo astrônomo Krisztián Sárneczky, na Polônia.

O objeto foi encontrado por Loïs Leblanc, estudante de 18 anos que faz parte do projeto. Segundo uma publicação no blog da iniciativa, Leblanc o encontrou após perceber uma rocha escura, quase no nível do chão, na cidade de Saint-Pierre-le-Viger. "2023CX1, o pequeno asteroide que atingiu a Terra sobre o nordeste da França no início desta semana, foi encontrado!", escreveu a Agência Espacial Europeia, em uma publicação no Twitter.

"Pelo menos um sobrevivente [foi encontrado], e provavelmente há outros!", acrescentaram, com uma foto dos membros do projeto e da rocha. Agora, a equipe planeja investigar a área junto de moradores para, quem sabe, encontrar outros meteoritos.

Continua após a publicidade

Os asteroides são objetos rochosos que orbitam o Sol. Quando entram na atmosfera terrestre e se queimam, eles são chamados “meteoros” — e, se o meteoro sobreviver à passagem pela atmosfera e chegar ao solo, ele é considerado um “meteorito”.

A rocha pertence ao asteroide 2023CX1, com um metro de diâmetro. Ele foi descoberto por Sárneczky por meio de uma busca por objetos próximos da Terra com o telescópio da estação Piszkéstető, do Observatório de Konkoly. Inicialmente, ele foi chamado de "Sar2667".

Continua após a publicidade

“Ficou claro que era um objeto próximo da Terra, mas ele não se movia particularmente rápido no céu conforme vinha em nossa direção”, explicou ele. A passagem do asteroide rendeu mais de 70 relatos de observações no Reino Unido, na Bélgica e na Holanda.

Abaixo, você confere um vídeo da rocha atravessando a atmosfera:

Continua após a publicidade

Por coincidência, o asteroide atingiu nosso planeta quase quando se completaram 10 anos da explosão de um meteoro em Chelyabinsk, na Rússia. Em 15 de fevereiro de 2013, o que era um asteroide de pequeno porte se rompeu a cerca de 20 km de altitude, gerando ondas de choque tão intensas que destruíram janelas e a estrutura de edifícios próximos.

Fonte: Vigie-Ciel; Via: Space.com