Meteorito de asteroide que atingiu a Terra é encontrado

Por| Editado por Patricia Gnipper | 16 de Fevereiro de 2023 às 13h46

Muhammed Uzzal

Nesta quarta-feira (15), os voluntários do projeto Vigie-Ciel encontraram um meteorito deixado pelo asteroide 2023 CX1. A rocha espacial atravessou a atmosfera da Terra durante a noite de domingo (12), poucas horas após ser descoberta pelo astrônomo Krisztián Sárneczky, na Polônia.

O objeto foi encontrado por Loïs Leblanc, estudante de 18 anos que faz parte do projeto. Segundo uma publicação no blog da iniciativa, Leblanc o encontrou após perceber uma rocha escura, quase no nível do chão, na cidade de Saint-Pierre-le-Viger. "2023CX1, o pequeno asteroide que atingiu a Terra sobre o nordeste da França no início desta semana, foi encontrado!", escreveu a Agência Espacial Europeia, em uma publicação no Twitter.

"Pelo menos um sobrevivente [foi encontrado], e provavelmente há outros!", acrescentaram, com uma foto dos membros do projeto e da rocha. Agora, a equipe planeja investigar a área junto de moradores para, quem sabe, encontrar outros meteoritos.

Os asteroides são objetos rochosos que orbitam o Sol. Quando entram na atmosfera terrestre e se queimam, eles são chamados “meteoros” — e, se o meteoro sobreviver à passagem pela atmosfera e chegar ao solo, ele é considerado um “meteorito”.

A rocha pertence ao asteroide 2023CX1, com um metro de diâmetro. Ele foi descoberto por Sárneczky por meio de uma busca por objetos próximos da Terra com o telescópio da estação Piszkéstető, do Observatório de Konkoly. Inicialmente, ele foi chamado de "Sar2667".

“Ficou claro que era um objeto próximo da Terra, mas ele não se movia particularmente rápido no céu conforme vinha em nossa direção”, explicou ele. A passagem do asteroide rendeu mais de 70 relatos de observações no Reino Unido, na Bélgica e na Holanda.

Abaixo, você confere um vídeo da rocha atravessando a atmosfera:

Por coincidência, o asteroide atingiu nosso planeta quase quando se completaram 10 anos da explosão de um meteoro em Chelyabinsk, na Rússia. Em 15 de fevereiro de 2013, o que era um asteroide de pequeno porte se rompeu a cerca de 20 km de altitude, gerando ondas de choque tão intensas que destruíram janelas e a estrutura de edifícios próximos.

Fonte: Vigie-Ciel; Via: Space.com