Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Asteroide Sar2667 | Veja vídeos do objeto entrando na atmosfera

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Fevereiro de 2023 às 12h13

Link copiado!

BENG-ART/Pixabay
BENG-ART/Pixabay

Um pequeno asteroide atingiu a atmosfera terrestre na madrugada desta segunda-feira (13) e ofereceu um belo show de luzes em regiões da França e do Reino Unido, sem oferecer riscos. Designada Sar2667, a rocha espacial media aproximadamente um metro de extensão e, segundo a Organização Internacional de Meteoros, ela poderia ter deixado meteoritos em solo.

O asteroide foi detectado na noite de domingo (12) por Krisztián Sárneczky. Depois, a rocha espacial foi confirmada pelo Observatório Visnjan, na Croácia, sendo observada posteriormente por outras 20 instituições. “Um meteoroide de 1 metro foi detectado e espera-se que atinja com segurança a atmosfera da Terra no norte da França”, escreveu a Agência Espacial Europeia (ESA) noTwitter, anunciando a chegada do "visitante".

Continua após a publicidade

Esta é a sétima vez em que um impacto de asteroide é previsto logo antes de acontecer. A detecção mais recente ocorrida pouco antes do impacto foi do asteroide 2022 WJ1, que passou pela região do Canadá e que também foi descoberto por Sárneczky.

Uma coincidência interessante é que o asteroide Sar2667 atingiu a Terra quase no aniversário de dez anos da explosão de uma rocha espacial em Chelyabinsk, na Rússia. Aquele objeto atingiu a região em 15 de fevereiro de 2013, e as ondas de choque geradas pela explosão foram tão intensas que destruíram janelas e causaram tremores na estrutura de alguns edifícios.

Vídeos do asteroide Sar2667

Continua após a publicidade

A entrada do asteroide na atmosfera da Terra produziu uma bola de fogo bastante brilhante, que foi registrada por uma série de observadores. Confira alguns dos melhores registros divulgados nas redes sociais:

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Fonte: IMO, ESA