Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cinzas de Nichelle Nichols serão enviadas ao espaço

Por| 25 de Agosto de 2022 às 11h45

Link copiado!

Desilu Productions
Desilu Productions

Parte das cinzes da atriz norte-americana Nichelle Nichols, a “Uhura” de Star Trek, será enviada ao espaço. A missão “Enterprise” está sendo organizada pela Celestis, uma empresa norte-americana que há 25 anos oferece o serviço, e deve acontecer até o fim deste ano.

Nichols morreu de causas naturais em 30 de julho deste ano, aos 89 anos. Seu envolvimento com o espaço vai além da ficção: após o fim da série Star Trek, ela apareceu em um filme promocional da NASA destinado a recrutar mulheres e pessoas de cor para se candidatarem a astronautas.

O filme surtiu efeito. A turma seguinte de astronautas, selecionada em 1978, incluiu Guy Bluford, o primeiro norte-americano negro no espaço, e Sally Ride, a primeira mulher norte-americana no espaço.

Continua após a publicidade

Além de Nichols, serão enviados ao espaço cápsulas contendo parte das cinzas de Gene Roddenberry, criador de Star Trek, e Majel Barrett-Rodenberry, sua esposa, que interpretou personagens como a enfermeira Chapel e Lwaxana Troi.

Também estarão a bordo uma amostra das cinzas de James Doohan, colega de Nichols em Star Trek e intérprete do engenheiro-chefe e “milagreiro” Scotty, uma amostra do DNA de sua esposa, Wende Doohan, e uma amostra de DNA do filho de Nichols, Kyle Johnson.

A missão também incluirá um tributo à carreira de Nichols com milhares de mensagens enviadas por seus fãs. A Celestis criou um site onde qualquer pessoa pode deixar seu nome, e-mail e uma mensagem de até 500 caracteres contando como Nichols a inspirou.

Continua após a publicidade

A missão Enterprise será lançada como uma carga secundária no primeiro voo de um foguete Vulcan Centaur, da ULA (United Launch Alliance). A carga primária é o lander Peregrine, da Astrobotic, que irá pousar na superfície da Lua e conduzir experimentos para o programa Artemis, da NASA.

Após cumprir sua missão principal, o Vulcan Centaur seguirá caminho além da Lua, até chegar a uma “órbita cemitério” ao redor do Sol.