Lua Cheia de Morango acontece nesta sexta (21) após solstício
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |
Nesta sexta (21), acontece a Lua Cheia de Morango. O fenômeno chega ao auge um dia após o solstício de inverno no hemisfério sul, e pode ser visto de qualquer lugar do Brasil — contanto que o céu esteja limpo e sem nuvens, claro.
A fase cheia vai acontecer às 22h08 no horário de Brasília. Apesar de vários calendários mostrarem que ela ocorre somente no sábado (22), vale lembrar que a Lua vai parecer cheia por mais ou menos três dias, ou seja, de quinta (20) à manhã de domingo (24).
Desta vez, a Lua vai chegar ao auge da fase cheia perto do solstício, que acontece na quinta (20) e marca o início do inverno em nosso país. Os solstícios acontecem duas vezes por ano e são causados pela inclinação da Terra, que faz com que diferentes partes do planeta recebam diferentes quantidades de luz solar.
Outra curiosidade interessante é que, desta vez, a Lua vai estar no ponto mais distante do Sol em sua órbita. Veja só: a Lua orbita a Terra que, por sua vez, orbita o Sol em uma trajetória que não é um círculo perfeito, mas sim uma elipse. Por isso, nosso planeta vai levar a Lua à distância máxima do Sol em 5 de julho.
E, afinal, o que significa o nome que relaciona a Lua aos morangos? Bem, este é apenas mais um dos apelidos usados por povos originários no hemisfério norte, que davam diferentes nomes à fase cheia de cada mês.
No caso, a “Lua Cheia de Morango” se refere à curta época da colheita dos morangos nos Estados Unidos. Já na Europa, a fase cheia de junho é conhecida como “Lua do Hidromel”, uma bebida feita a partir da fermentação do mel com água e ingredientes como frutas e grãos.
Fonte: NASA