Publicidade

Launcher testa pela primeira vez seu motor de foguete totalmente impresso em 3D

Por| Editado por Rafael Rigues | 26 de Abril de 2022 às 17h25

Link copiado!

Launcher/John Kraus Photography
Launcher/John Kraus Photography

A empresa aeroespacial Launcher realizou a primeira bateria de testes com seu motor de foguete totalmente impresso em 3D na semana passada. O motor E-2 demonstrou um ótimo desempenho, o que coloca a empresa um passo mais próxima de desenvolver um lançador funcional de baixo custo.

O objetivo da Launcher é usar seu motor em um pequeno foguete chamado Launcher Light, para colocar em órbita pequenos satélites.

Continua após a publicidade

No dia 21 de abril, a Launcher realizou o primeiro teste de empuxo de grande escala com o E-2 no Centro Espacial Stennis da NASA, no Mississippi. O motor gerou cerca de 10 toneladas métricas de empuxo, usando oxigênio líquido e querosene com uma pressão de combustão de 100 bares.

Este era o resultado esperado, e foi atingido sem que o motor "derretesse" durante a queima. O E-2 foi testado quatro vezes durante 10 segundos em cada uma delas. Ao final, o motor continuava em perfeito estado, indicando seu potencial de reutilização.

Continua após a publicidade

A câmara de combustão do motor é feita em uma impressora 3D que usa liga de cobre, em vez de ser usinada ou forjada como de costume. A Launcher trabalha com a Additive Manufacturing Customized Machines (AMCM), que utiliza sua impressora M4K para produzir a peça.

Paralelamente, a Launcher trabalha em uma turbobomba com maior capacidade de propulsão. Quando a peça passar por seus testes individuais, ela será combinada com o motor para que, juntos, sejam submetidos a uma nova rodada de testes.

O fundador e CEO da empresa, Max Haot, disse que caso o baixo custo de produção do motor se confirme, ele poderá ser "descartável". Mas a empresa tem planos para produzir um foguete de nove motores com um primeiro estágio totalmente reutilizável.

Continua após a publicidade

O Launcher Light será um foguete descartável, destinado a transportar até 150 kg de carga útil à órbita, cujo primeiro lançamento está previsto para 2026. Os tanques e carenagem do foguete devem ser apresentados até o fim deste ano.

Em outubro, a Launcher lançará uma nova plataforma de satélites, chamada Orbiter, para testar sua capacidade de entregar lotes com diversos CubeSats ao espaço. A plataforma será lançada pelo foguete Falcon 9, da SpaceX.

Fonte: Launcher, Via TechCrunch