Lander SLIM do Japão vai tentar pousar em cratera da Lua em janeiro
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |
O lander Smart Lander for Investigating Moon (SLIM), do Japão, fez um sobrevoo pela Lua, ficando a menos de cinco mil quilômetros da superfície dela nesta quarta-feira (4). A passagem é um dos procedimentos necessários para o SLIM tentar pousar por lá alguns meses.
- Exploração espacial | As missões que você precisa acompanhar em 2023
- Lander japonês SLIM tira foto da Terra enquanto viaja à Lua
Durante o sobrevoo, o SLIM estava viajando a cerca de 1,47 km/s. Agora, ele está em uma órbita longa e circular, que vai deixá-lo mais perto da superfície da Lua no fim do ano. A trajetória foi escolhida porque vai ajudá-lo a entrar na órbita do nosso satélite natural, economizando maior quantidade de propelente.
Em uma publicação no X, o antigo Twitter, os oficiais da agência japonesa JAXA trouxeram imagens do terminador da Terra, que divide a parte escura e a iluminada do nosso planeta. Os registros foram feitos durante testes de uma câmera, que vai ser usada para investigar a composição mineral do satélite natural da Terra depois do pouso.
Lançado em setembro junto do telescópio XRISM, o SLIM já fez uma série de verificações de seus sistemas e manobras orbitais em meio à sua jornada à Lua. Segundo os oficiais da JAXA, o lander deve realizar sua tentativa de pouso em janeiro, ainda sem dia definido.
Ele foi lançado com o objetivo de demonstrar um pouso lunar de alta precisão e, para isso, vai tentar descer em uma área a até 100 metros do local escolhido em uma encosta da cratera Shioli. Para o pouso, o SLIM conta com cinco estruturas de alumínio, que vão ajudar a absorver o impacto e a posicioná-lo em segurança no relevo existente ali.
Se a demonstração der certo, o Japão vai se tornar o quinto país a realizar um pouso não tripulado na Lua. Entretanto, é possível que o SLIM não seja o próximo lander a descer à superfície lunar: o lander Nova-C, da Intuitive Machines, deve ser lançado em novembro com destino à Lua. Se tudo correr bem, é possível que ele pouse por lá antes do SLIM.
Fonte: SpaceNews