Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Lançamento do rover Perseverance a Marte é adiado mais uma vez pela NASA

Por| 01 de Julho de 2020 às 15h51

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

A NASA adiou por uma semana o lançamento da missão Mars 2020, devido a um problema com o foguete Atlas V, que será o responsável por lançar o rover Perseverance rumo a Marte. Agora, a missão está programada para ser lançada em algum momento até o dia 30 de julho.

Essa é a terceira vez que a data precisou ser adiada. Primeiro, a agência espacial adiou o lançamento do dia 17 de julho para o dia 20 de julho; em seguida, a NASA precisou alterar novamente o dia do lançamento para 22 de julho. O motivo, na ocasião, foram preocupações relacionadas a contaminação em equipamentos de apoio solo. Agora, o problema é com o Atlas V, fabricado e operado pela United Launch Alliance (ULA).

Um teste geral do foguete foi realizado em 22 de junho, no qual os tanques propulsores foram preenchidos com combustível e todos os procedimentos para praticar o lançamento real foram executados. Então, durante esse teste, uma série de sensores que monitoram os níveis de propulsor de oxigênio líquido no veículo entregaram dados problemáticos, exigindo da equipe da ULA um tempo extra para descobrir o que deu errado.

Continua após a publicidade

Com essa nova prorrogação, a NASA se aproxima ainda mais do fim desta próxima janela de lançamento rumo ao Planeta Vermelho. É que as missões espaciais que visam chegar a Marte têm apenas um pequeno período a cada dois anos para enviar as naves. Esse período corresponde ao momento em que Marte se aproxima da Terra em sua órbita ao redor do Sol. Se a NASA perder a chance de lançar o Perseverance dentro da janela atual, terá que esperar até 2022 para tentar novamente.

De acordo com o anúncio da agência, a equipe calcula que a janela de lançamento pode ser estendida por alguns dias até 15 de agosto. Eles também estão avaliando se esse período pode ser prolongado ainda mais, caso não seja possível realizar o lançamento até lá. Ainda assim, falta pouco tempo para finalizar todos os procedimentos de segurança e enviar o rover ao espaço.

O Perseverance é projetado para procurar sinais de vida que possam ter existido em Marte bilhões de anos atrás. Ele está equipado com ferramentas para perfurar o solo marciano e buscar por amostras que serão deixadas na superfície do planeta para, depois, serem coletadas em uma missão futura, que trará tais amostras à Terra para que sejam estudadas profundamente em laboratórios em nosso planeta.