Lançamento do foguete Falcon Heavy é fotografado do espaço
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |
O lançamento do foguete Falcon Heavy, ocorrido no domingo (15), foi registrado por uma câmera a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). O veículo foi lançado durante a missão USSF-67, levando ao espaço diferentes satélites da Força Espacial dos Estados Unidos — e, felizmente, o laboratório orbital estava no lugar certo, na hora certa, para capturar a foto.
- Exploração espacial | As missões que você precisa acompanhar em 2023
- SpaceX | Foguete Falcon Heavy voa pela 5ª vez com a missão militar USSF-67
Segundo uma publicação da NASA, a foto foi tirada por uma câmera externa de alta definição da estação. O equipamento capturou a pluma de lançamento do Falcon Heavy após sua ascensão para a órbita da Terra, logo após o lançamento, “A estação estava a 422 km de altitude do oceano Atlântico logo após o pôr do Sol orbital na hora da foto”, acrescentaram.
Esta foi a quinta missão do veículo, que levou ao espaço o satélite de comunicação militar Continuous Broadcast Augmenting SATCOM 2, junto de outras cargas úteis menores. Formado por três estágios superiores dos foguetes Falcon 9, o Falcon Heavy é capaz de gerar mais de cinco milhões de toneladas de empuxo em seus lançamentos.
Até pouco tempo atrás, ele era o foguete mais poderoso em operação. Agora, o título pertence ao Space Launch System (SLS), da NASA, lançado pela primeira vez na missão Artemis I.
A missão do domingo foi a quinta lançada pela SpaceX neste ano, mas foi a única até o momento com o Falcon Heavy. As demais foram lançadas por foguetes Falcon 9, sendo que a mais recente levou mais de 50 novos satélites Starlink à órbita terrestre.
Fonte: NASA