Publicidade

Jeff Bezos prevê que milhões de pessoas viverão no espaço em "algumas décadas"

Por  • Editado por Melissa Cruz Cossetti | 

Compartilhe:
Daniel Oberhaus/Wikimedia Commons
Daniel Oberhaus/Wikimedia Commons

Fundador da Amazon e da Blue Origin, Jeff Bezos fez uma rara aparição pública na última sexta-feira (3), durante a Semana Italiana de Tecnologia, em Turim. Na ocasião, o empresário afirmou que, em “algumas décadas”, milhões de pessoas poderão viver no espaço.

A declaração foi feita durante uma conversa com John Elkann, bilionário, CEO da Exor e descendente da dinastia Agnelli, uma das mais influentes da Itália.

“Nas próximas duas décadas, acredito que haverá milhões de pessoas vivendo no espaço. Essa é a velocidade com que isso vai acelerar. É interessante também, porque a maioria das pessoas viverá lá porque quer”, disse o fundador da Blue Origin.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo Bezos, os avanços tecnológicos permitirão que robôs construam a infraestrutura necessária fora da Terra, eliminando a necessidade de envolvimento humano direto nessas tarefas.

Construção de data centers no espaço

Bezos também abordou o tema dos data centers durante a conversa com Elkann. Com a demanda crescente por essas estruturas — impulsionada pela popularização das ferramentas de inteligência artificial (IA) —, o bilionário sugeriu que, nas próximas décadas, elas possam ser instaladas no espaço.

Essa seria uma alternativa viável, segundo ele, porque o ambiente espacial oferece energia solar constante, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, a ausência de nuvens e chuva evita interrupções na captação de energia.

“O espaço acabará sendo um dos lugares que continuarão a tornar a Terra melhor”, afirmou o empresário.

Contudo, desafios como os altos custos de lançamento e a dificuldade de manutenção ainda são grandes obstáculos para a construção de data centers fora do planeta.

Leia mais: 

Continua após a publicidade

VÍDEO | CURIOSIDADES SOBRE A LUA

Fonte: Entrepreneur; Tech Crunch