Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

James Webb captura imagem incrível de galáxia a mais de 1 bilhão de anos-luz

Por| Editado por Patricia Gnipper | 02 de Fevereiro de 2023 às 10h39

Link copiado!

ESA/Webb, NASA & CSA, A. Martel
ESA/Webb, NASA & CSA, A. Martel

O telescópio James Webb capturou uma imagem impressionante de uma região repleta de estrelas e galáxias distantes e brilhantes. Em meio a estes objetos, o destaque fica por conta de LEDA 2046648, uma galáxia do tipo espiral localizada a mais de um bilhão de anos-luz da Terra, que aparece incrivelmente detalhada na imagem.

A nova foto foi capturada pelo instrumento Near-InfraRed Camera (NIRCam), do telescópio, enquanto este observava uma anã branca enquanto calibrava o Near-Infrared Imager and Slitless Spectrograph (NIRISS), instrumento com quatro modos de observação. O NIRISS sofreu uma falha recentemente, mas já foi restaurado.

Veja abaixo:

Continua após a publicidade

A galáxia LEDA 2046648 está tão nítida na imagem que, se você observar bem, perceberá que é possível até identificar seus braços espirais individualmente. As demais, que aparecem ao fundo na foto, são menores que esta, e algumas delas estão mais distantes.

Ainda, vale lembrar que o Webb é um telescópio “especialista” na luz infravermelha, ideal para estudar estes objetos. Devido à expansão do universo, a luz das galáxias sofre o chamado “desvio para o vermelho”, de modo que a luz delas é estendida para comprimentos de onda do infravermelho.

Um dos principais objetivos científicos do telescópio James Webb é a observação das galáxias distantes. Ao estudá-las, os astrônomos podem compreender melhor os detalhes da formação, evolução e composição delas; depois, comparações delas com as do universo local podem revelar como as galáxias formaram as estruturas observadas hoje.

Continua após a publicidade

Fonte: ESA