Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instrumento do James Webb é recuperado e telescópio retoma operações

Por| Editado por Patricia Gnipper | 31 de Janeiro de 2023 às 18h26

Link copiado!

NASA/Mike McClare
NASA/Mike McClare

O instrumento Near Infrared Imager and Slitless Spectrograph (NIRISS), que equipa o telescópio James Webb, retomou suas operações científicas. Ele estava com o funcionamento suspenso desde o dia 15 de janeiro, quando sofreu um atraso de comunicação.

Na ocasião, a agência espacial informou que o ocorrido resultou em um erro no software de voo. Os oficiais da NASA e da agência espacial do Canadá, parceira que desenvolveu o NIRISS, iriam trabalhar juntos para investigar a situação e solucionar o problema. Enquanto eles realizavam testes, o NIRISS ficou com as operações pausada temporariamente.

Continua após a publicidade

“Estes [testes] estabeleceram que o hardware do instrumento está em bom estado, e o NIRISS foi recuperado no dia 27 de janeiro”, escreveram, em um comunicado. Ainda, eles informaram também que as observações que acabaram afetadas pela falha serão reprogramadas.

Após uma observação de teste, os oficiais concluíram que ele estavam funcionando corretamente, e retomaram as observações científicas com o instrumento nesta segunda-feira (30). Quando está em pleno funcionamento, o NIRISS opera em quatro modos diferentes, cada um atendendo diferentes objetivos científicos.

Esta não é a primeira vez que um dos instrumentos do telescópio James Webb apresenta falhas. Em agosto, um componente do instrumento Mid-Infrared Instrument (MIRI) apresentou uma anomalia, mas foi recuperado em novembro. Já em dezembro, uma falha fez com que o telescópio ficasse no modo de segurança inesperadamente.

Fonte: STScI