Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

James Webb apresenta falha e interrompe comunicação de instrumento

Por| Editado por Patricia Gnipper | 25 de Janeiro de 2023 às 12h05

Link copiado!

NASA GSFC/CIL/Adriana Manrique Gutierrez/Flickr
NASA GSFC/CIL/Adriana Manrique Gutierrez/Flickr
Tudo sobre NASA

O telescópio James Webb apresentou uma nova falha em um de seus instrumentos. De acordo com um comunicado da NASA publicado nesta terça-feira (24), o instrumento Near Infrared Imager and Slitless Spectrograph (NIRISS) sofreu um atraso de comunicação no dia 15 de janeiro e, por enquanto, não pode ser usado para fins científicos.

Segundo o comunicado, o problema de comunicação causou um erro no software de voo. “Não há indicação de riscos para o hardware, e o observatório e seus outros instrumentos estão em bom estado”, escreveram os oficiais da NASA.

Continua após a publicidade

Em condições normais, o NIRISS tem quatro modos de operação. Ele pode atuar como uma câmera quando os demais instrumentos estão ocupados, ou pode analisar assinaturas da luz para estudar a atmosfera de exoplanetas.

Ainda, o NIRISS pode também capturar imagens de alto contraste e até procurar galáxias distantes em um modo projetado especialmente para isso. Entretanto, com o ocorrido, as observações científicas com o instrumento foram suspensas.

Como foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a NASA e a CSA, a agência espacial do Canadá, os membros de ambas as agências estão colaborando para identificar a causa do problema e solucioná-lo.

O telescópio James Webb foi lançado em dezembro de 2021, e esta não é a primeira vez que algum de seus instrumentos apresenta uma falha. Em agosto, um componente do instrumento Mid-Infrared Instrument (MIRI) demonstrou sinais de fricção, que acabaram suspendendo temporariamente as observações. O problema foi solucionado em novembro.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA