Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

ISS fará manobra para desviar de pedaço de satélite que a China destruiu em 2007

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Novembro de 2021 às 14h36

Link copiado!

NASA/Roscosmos
NASA/Roscosmos
Tudo sobre NASA

Após uma série de adiamentos, o lançamento da missão Crew-3 ficou programado para acontecer nesta quarta-feira, às 23h03 (horário de Brasília), levando quatro astronautas rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). Entretanto, algumas horas antes de a missão ser lançada, a ISS precisará realizar uma manobra de desvio de um pedaço de lixo espacial, vindo de um teste de arma anti satélite realizado pela China em 2007.

O objeto em questão foi catalogado como “35114” pela NASA e também pode ser encontrado como “1999-025DKS”. Ele é o resultado de um teste em que a China lançou um míssil suborbital em direção ao satélite climático Fengyun-1C, destruindo-o e liberando milhares de pequenos fragmentos. Originalmente, o satélite ficava em uma órbita alta, mas as interações com a atmosfera foram arrastando os detritos para perto da Terra — e, agora, para o caminho da estação espacial.

Continua após a publicidade

Joel Montalbano, gerente de programa da Estação Espacial Internacional, afirmou que a equipe da ISS está monitorando o objeto e planejando uma manobra de desvio, que será executada cerca de seis horas antes do lançamento. Segundo a Roscosmos, a agência espacial da Rússia, a manobra será iniciada às 17h15 (horário de Brasília) e os propulsores da nave cargueira Progress MS-18, acoplada ao laboratório orbital, serão acionados por 361 segundos para ajudar no desvio.

Já Jonathan McDowell, astrônomo que monitora e cataloga objetos no espaço, observou que a maior aproximação dos dois objetos parece que ocorrerá no dia 12 de novembro — de acordo com ele, a destruição do satélite criou mais de 3.500 detritos conhecidos, sendo que milhares deles continuam em órbita. Felizmente, Montabalno afirmou que a manobra não afetará o lançamento da Crew-3, já que a cápsula Crew Dragon conseguirá chegar à estação sem grandes problemas. “Tínhamos uma manobra para correção orbital planejada para o dia 16, e esta será realizada antes para cuidar disso”, explicou ele. De tempos em tempos, a ISS precisa acionar os propulsores para corrigir sua órbita.

Fonte: Space.com