Publicidade

ISS desvia de lixo no espaço pela 2ª vez em menos de 1 semana

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
cookelma/Envato
cookelma/Envato

A Estação Espacial Internacional (ISS) precisou realizar uma manobra na segunda (25) para desviar de um pedaço de lixo espacial. O procedimento foi realizado com a ajuda de uma espaçonave russa Progress, sendo o segundo do tipo conduzido em menos de uma semana. 

A mudança foi realizada às 6h49 no horário de Brasília. Segundo informações da NASA, a manobra de desvio deixou o laboratório orbital longe de um fragmento de satélite que estava se aproximando. 

Já a TASS, agência estatal russa de notícias, afirmou que a agência espacial russa Roscosmos declarou que a mudança deixou a órbita da ISS cerca de 500 m mais alta. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Dissemos que esta foi a segunda manobra do tipo em pouco tempo porque a Progress 89 realizou um procedimento parecido em 19 de novembro. Aquela manobra durou aproximadamente 5,5 minutos, e foi realizada para afastar a estação de outro fragmento de satélite. 

Como a órbita baixa da Terra (que é onde a ISS está) abriga cada vez mais pedaços de lixo espacial, desvios de objetos perigosos devem se tornar cada vez mais comuns. A Agência Espacial Europeia estima que a órbita terrestre abriga atualmente mais de 40 mil objetos com pelo menos 10 cm de comprimento, enquanto existem 130 milhões de fragmentos com pelo menos 1 milímetro. 

Eles podem até parecer inofensivos, mas não se engane: mesmo os menores pedaços de lixo espacial são perigosos, porque viajam tão rapidamente que podem causar danos se colidirem com alguma espaçonave tripulada ou não.

Leia também:

Lixo espacial de 2,6 toneladas vai reentrar na atmosfera da Terra

Pedaços de lixo espacial quase se chocam em órbita

Objeto que caiu em casa é lixo espacial da ISS, diz NASA

Continua após a publicidade

Vídeo: Curiosidades sobre a Lua

Fonte: NASA