Índia traz nave de volta para missão bônus na órbita da Terra
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

A espaçonave que levou o rover e lander da missão indiana Chandrayaan-3 à Lua voltou para a órbita da Terra. A agência espacial do país ISRO anunciou que seu módulo de propulsão deixou a órbita lunar e agora está na do nosso planeta, onde vai conduzir uma missão bônus.
- Exploração espacial | As missões que você precisa acompanhar em 2023
- Chandrayaan-3: nova foto mostra módulo de pouso indiano na Lua
Ele chegou ao ponto mais próximo de sua nova órbita em 22 de novembro, ficando a 154 mil quilômetros da superfície terrestre. “Conforme as previsões atuais de órbita, não há riscos de aproximações perigosas com nenhum satélite operacional na órbita da Terra”, afirmam os oficiais da ISRO.
Segundo a agência espacial, esta nova missão tem o objetivo de demonstrar tecnologias do módulo de propulsão que podem ajudar a Índia em missões futuras. Uma delas poderia envolver a coleta de amostras da Lua e o transporte delas à Terra, por exemplo.
O módulo de propulsão chegou à Lua em agosto, deixando o lander e rover da missão Chandrayaan-3 na superfície lunar. Depois, ele iniciou uma órbita um pouco mais alta, realizando experimentos científicos e estudando a Terra.
Quando o dia lunar (o equivalente a um mês terrestre) acabou, o módulo ainda tinha 100 kg de combustível restantes e tinha concluído seus objetivos primários. No momento, ele opera com o que sobrou de combustível, e vai permanecer ativo até esgotar as reservas.
Enquanto isso, o rover e o lander parecem continuar adormecidos na superfície lunar. Apesar de a ISRO não ter conseguido reativá-los, a missão teve grande sucesso. “Os objetivos da Chandrayaan-3 foram completamente alcançados”, comemorou a agência espacial.
Fonte: ISRO