Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Incrível mosaico da Via Láctea levou mais de uma década para ser feito; confira!

Por| Editado por Patricia Gnipper | 19 de Março de 2021 às 22h00

Link copiado!

 JP Metsavainio
JP Metsavainio

Em trabalho que levou mais de uma década para ser produzido, o astrofotógrafo finlândes JP Metsavainio publicou em seu blog Astro Anarchy, um impressionante mosaico que compõe a Via Láctea — repleto de detalhes. Foi quase 12 anos acumulando registros independentes para montar a peça final.

O astrofotógrafo publica, em seu blog, belas imagens desde 2007, mas o trabalho do mosaico de 1,7 gigapixel começou em 2009 enquanto Metsavainio capturava algumas nebulosas presentes no céu noturno, ao redor da Via Láctea. Ele explica que a “razão para um longo período de tempo é naturalmente por conta do tamanho do mosaico e o fato de ser uma imagem muito profunda. Outra razão é que eu filmei a maioria dos quadros do mosaico como composições individuais e os publiquei como obras de arte independentes”.

Continua após a publicidade

Para montar o mosaico, o astrofotógrafo precisou combinar estrelas e sobrepor algumas no Photoshop para ajustar o equilíbrio de cores. O resultado final possui cerca de 100.000 pixels de diâmetro, com 234 painéis de peças individuais que cobriram uma área de 125 por 22 graus do céu. A bela faixa da Via Láctea é o plano galáctico que enxergamos a partir da Terra, com cerca de mais de 20 milhões de estrelas. As cores se dão de acordo com a presença de determinados elementos. Por exemplo: o hidrogênio demonstra o verde; o enxofre em vermelho e o oxigênio em azul.

O que não se pode negar é o tamanho do espetáculo que o mosaico nos proporciona. Um registro tão repleto de detalhes que é necessário algumas boas horas para que os olhos percorram cada pixel desta bela imagem da Via Láctea.

No blog Astro Anarchy, do JP Metsavainio, você encontra a explicação mais detalhada do astrofotógrafo e imagens complementares.

Fonte: ScienceAlert!