Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Importante satélite de monitoramento terrestre sofre anomalias no espaço

Por| Editado por Patricia Gnipper | 11 de Janeiro de 2022 às 16h50

Link copiado!

ESA
ESA

Um dos satélites do programa Copernicus de monitoramento da Terra, operado pela União Europeia, está sem transmitir dados desde uma anomalia registrada em 23 de dezembro do ano passado — e parece que o problema é mais sério do que aparentava. O satélite em questão é o Sentinel-1B e segue sob investigações.

Desde que a anomalia no sistema do Sentinel-1B foi detectada, a equipe responsável pelo programa tem trabalho cuidadosamente para incluir alterações em sua configuração e, assim, evitar que o mesmo problema se repita.

Continua após a publicidade

Mas, enquanto executava comandos de recuperação, a equipe percebeu que a anomalia era apenas o resultado de um problema ainda mais grave envolvendo o sistema de energia do satélite. Por isso, novas investigações serão realizadas nos próximos dias para entender a verdadeira causa.

Em nota, a equipe do Copernicus informou que “as operações realizadas nos últimos dias não permitiram reativar até o momento uma função de alimentação necessária para as operações do radar”.

Sobre a constelação Copernicus

Lançado em abril de 2016, o Sentinel-1B trabalha na órbita da Terra ao lado de seu irmão gêmeo, o Sentinel-1A, lançado dois anos antes. Em um trabalho sincronizado, os dois mapeiam continuamente e em alta resolução a superfície da Terra.

Continua após a publicidade

Cada um deles foi projetado para operar durante sete anos com uma capacidade de combustível suficiente para orbitar a Terra por 12 anos. E eles não são os únicos a monitorar a superfície terrestre, pois a constelação consiste em:

  • Dois Sentinel-2;
  • Dois Sentinel-3;
  • Um Sentinel-5;
  • Um Sentinel-6A.

O programa ainda planeja enviar mais satélites de monitoramento ao espaço nos próximos anos. Os dados adquiridos pelo Copernicus são compartilhados com uma variedade de usuários, incluindo agências de monitoramento climáticos e desastres ambientais.

Continua após a publicidade

Fonte: Copernicus, Via Space.com