SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Helicóptero Ingenuity faz um dos voos mais longos em Marte

Por| Editado por Patricia Gnipper | 24 de Outubro de 2023 às 19h00

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech/ASU
NASA/JPL-Caltech/ASU

O helicóptero Ingenuity completou seu 63º voo em Marte. Segundo uma publicação da NASA no X, o antigo Twitter, a aeronave percorreu mais de 500 metros, marcando seu voo mais longo desde aquele realizado em 2021.

Desta vez, o Ingenuity voou por 579 metros e permaneceu no ar por 143 segundos. A aeronave chegou à altitude de 12 metros, alcançando a velocidade máxima de 22,7 km/h. Como de costume, a publicação incluiu uma foto tirada durante o voo:

Continua após a publicidade

Vale lembrar que nenhuma destas marcas representa novos recordes. Em seu 25º voo, realizado no ano passado, o Ingenuity percorreu 704 metros, marcando seu recorde de maior distância percorrida. Antes, a aeronave havia voado por 625 metros no 9º voo, realizado em 2021.

Foi em 2021 que o Ingenuity pousou na cratera Jezero, preso ao rover Perseverance. Ele é uma demonstração de tecnologia criada para mostrar que é possível voar na atmosfera de Marte, bem menos espessa que aquela da Terra.

Por isso, ele voaria apenas cinco vezes em 2021, mostrando grande sucesso. O desempenho da aeronave foi tão surpreendente que a NASA decidiu estender sua missão. Desde então, o Ingenuity vem acompanhando o rover Perseverance em sua exploração de Marte, identificando as rotas mais seguras para o robô e detectando obstáculos.