Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Helicóptero Ingenuity entra em contato pela 1º vez após 63 dias

Por| Editado por Patricia Gnipper | 03 de Julho de 2023 às 17h40

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech/ASU
NASA/JPL-Caltech/ASU

O helicóptero Ingenuity enfrentou mais um período de silêncio. Segundo informações da NASA, foi somente em 28 de junho que a pequena aeronave se comunicou com o rover Perseverance. Este contato foi o primeiro desde 26 de abril, mês em que o Ingenuity completou seu 52º voo em Marte.

Após pousar, o Ingenuity interrompeu o contato com os controladores da missão. “A porção da cratera Jezero que o rover e o helicóptero estão explorando atualmente tem muito terreno acidentado, o que torna as falhas de comunicação mais prováveis”, explicou Josh Anderson, líder da equipe do Ingenuity.

O rover Perseverance funciona como um retransmissor de rádio entre o Ingenuity e os controladores da missão em solo, ou seja, o helicóptero precisa do rover para se comunicar. Assim, a equipe tenta sempre mantê-lo à frente do rover. “Ocasionalmente, isso envolve ir temporariamente além dos limites de comunicação”, acrescentou Anderson. Isso ajuda a entender o porquê do silêncio: na perspectiva do helicóptero, o Perseverance estava oculto atrás de uma colina.

Continua após a publicidade

Foi apenas no dia 28 de junho que o veículo voltou a uma posição favorável para o Ingenuity, permitindo a retomada da comunicação. “Estamos felizes por estar dentro do alcance de comunicação com o Ingenuity e receber a confirmação do voo 52”, finalizou Anderson.

Com a retomada de contato com o Ingenuity, os cientistas da missão receberam novos dados que indicam que ele continua em bom estado. Alguns testes vão ser feitos para verificar a situação do helicóptero, e se as condições dele forem confirmadas, é possível que seu 53º voo aconteça em breve.

Esta não é a primeira vez que a aeronave interrompe a comunicação com os cientistas na Terra. Em maio, o Ingenuity passou quase seis dias em silêncio por motivos semelhantes: uma formação geológica de altura moderada estava separando o rover da aeronave, e a antena dele, usada para a comunicação, estava em uma posição que impediu o contato.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA