Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Helicóptero da NASA que vai para Marte ganha nome escolhido por uma adolescente

Por| 29 de Abril de 2020 às 16h24

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

A NASA anunciou que escolheu o nome oficial do helicóptero que sobrevoará Marte com a missão Mars 2020: Ingenuity, cuja tradução para o português pode significar "ingenuidade", mas, em inglês, a palavra significa a habilidade de ser esperto, original e inventivo. Então, em português, a tradução adequada seria "engenhosidade". O nome foi sugestão de Vaneeza Rupani, uma aluna do ensino médio que participou do concurso "Name the Rover" — aquele criado para que jovens definissem o nome do rover que acompanhará a missão marciana.

Cerca de 28.000 sugestões de nomes foram enviadas à NASA para o rover, e o nome escolhido foi Perseverance. Mas com tantas propostas interessantes, a agência espacial julgou que seria justo usar alguma delas para também nomear o helicóptero. Assim, os funcionários da NASA voltaram às redações enviadas, e o administrador da NASA, Jim Bridenstine, fez a escolha final, selecionando a proposta de Vaneeza. Para justificar sua sugestão, a estudante escreveu: "A engenhosidade e o brilhantismo das pessoas que trabalham duro para superar os desafios das viagens interplanetárias são o que nos permite experimentar as maravilhas da exploração espacial. A engenhosidade é o que permite que as pessoas realizem coisas surpreendentes e nos permite expandir nossos horizontes até as margens do universo".

Continua após a publicidade

Movido a energia solar, o Ingenuity será um experimento que viajará para Marte anexado no Perseverance, que tem o lançamento previsto para julho ou agosto deste ano. Após o pouso no Planeta Vermelho, o Ingenuity permanecerá protegido e, só depois, será liberado para operar por conta própria, sobrevoando a superfície marciana. Se sobreviver às noites frias de Marte, a equipe continuará os testes.

Se for bem-sucedido durante o teste experimental de 31 dias de voo, a pequena nave provará que o voo motorizado pode ser realizado em outro planeta. Isso permitirá que futuras missões em Marte utilizem helicópteros equipados com instrumentos científicos. Por enquanto, o Ingenuity não possui muito aparato; assim, a NASA não corre o risco de perder equipamentos em um tipo de exploração que não se sabe ao certo se é possível realizar.

O Perseverance e o Ingenuity estãopassando por testes finais no Kennedy Space Center da NASA, na Flórida. Eles serão lançados em um foguete Atlas Launch no Space Launch Complex 41 em Cabo Canaveral, e pousarão na Cratera Jezero, de Marte, em 18 de fevereiro de 2021.

Fonte: NASA