Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fotos do Hubble mostram nebulosas iluminadas por jatos de jovens estrelas

Por| Editado por Patricia Gnipper | 25 de Novembro de 2021 às 12h30

Link copiado!

NASA/ESA/J. Bally
NASA/ESA/J. Bally
Tudo sobre NASA

O Telescópio Espacial Hubble observou nuvens de gás e poeira brilhantes na Nebulosa da Chama — localizada na constelação de Órion — e no complexo de nebulosas The Running Man, a aproximadamente 1.400 anos-luz de distância da Terra. Conhecidas como objetos de Herbig-Haro, tratam-se de nebulosas que ganham um intenso brilho ao serem bombardeadas pelo gás aquecido que é ejetado a uma altíssima velocidade por uma estrela recém-nascida próxima.

A Nebulosa da Chama, descoberta em 1786 pelor astrônomo William Herschel, está localizada no chamado Complexo de Nuvem Molecular de Órion, uma das regiões mais ativas de formação estelar próxima à Terra, onde se encontram também as famosas Nebulosas da Cabeça de Cavalo e de Órion.

Continua após a publicidade

Com 12 anos-luz de extensão, a NGC 2024 e Sh2-277 — como também é conhecida a Nebulosa da Chama — é uma nebulosa de emissão, uma nuvem de gás ionizado pela radiação das estrelas em seu interior.

O Hubble também observou três “globuletas” na Nebulosa da Chama, isto é, pequenas nuvens de poeira escura observadas ao fundo das nuvens brilhantes. Acredita-se que elas possam dar origem a anãs marrons, corpos quentes que são grandes demais para serem planetas, mas com pouca massa para serem estrelas — e, por isso, muitas vezes são chamados de "estrelas fracassadas".

Nebulosa do Homem Correndo

Quando uma estrela recém-nascida ejeta um gás quente a centenas de quilômetros por segundo e ele colide com a nuvem de gás e poeira ao redor, formam-se ondas de choque brilhantes. O azul, na imagem, abaixo representa o oxigênio ionizado por este processo e, o roxo, o magnésio ionizado.

Continua após a publicidade

A região faz parte da nebulosa NGC 1977, que integra um complexo formado por mais outras duas nebulosas — NGC 1975 e NGC 1973 —, chamado Nebulosa Running Man (ou “Homem Correndo”, em tradução literal). É uma nebulosa de reflexão, ou seja, ela não possui luz própria, mas reflete o brilho das estrelas próximas como uma névoa iluminada por um poste.

Fonte: NASA; Via: Sci-News