/i534138.jpeg)
Fotos do Hubble mostram nebulosas iluminadas por jatos de jovens estrelas
O Telescópio Espacial Hubble observou nuvens de gás e poeira brilhantes na Nebulosa da Chama — localizada na constelação de Órion — e no complexo de nebulosas The Running Man, a aproximadamente 1.400 anos-luz de distância da Terra. Conhecidas como objetos de Herbig-Haro, tratam-se de nebulosas que ganham um intenso brilho ao serem bombardeadas pelo gás aquecido que é ejetado a uma altíssima velocidade por uma estrela recém-nascida próxima.
- O que é a Teoria da Nebulosa Solar e como ela explica o Sistema Solar?
- Astrônomos encontram um novo tipo de estrela no coração de uma nebulosa
A Nebulosa da Chama, descoberta em 1786 pelor astrônomo William Herschel, está localizada no chamado Complexo de Nuvem Molecular de Órion, uma das regiões mais ativas de formação estelar próxima à Terra, onde se encontram também as famosas Nebulosas da Cabeça de Cavalo e de Órion.

Com 12 anos-luz de extensão, a NGC 2024 e Sh2-277 — como também é conhecida a Nebulosa da Chama — é uma nebulosa de emissão, uma nuvem de gás ionizado pela radiação das estrelas em seu interior.
O Hubble também observou três “globuletas” na Nebulosa da Chama, isto é, pequenas nuvens de poeira escura observadas ao fundo das nuvens brilhantes. Acredita-se que elas possam dar origem a anãs marrons, corpos quentes que são grandes demais para serem planetas, mas com pouca massa para serem estrelas — e, por isso, muitas vezes são chamados de "estrelas fracassadas".
Nebulosa do Homem Correndo
Quando uma estrela recém-nascida ejeta um gás quente a centenas de quilômetros por segundo e ele colide com a nuvem de gás e poeira ao redor, formam-se ondas de choque brilhantes. O azul, na imagem, abaixo representa o oxigênio ionizado por este processo e, o roxo, o magnésio ionizado.

A região faz parte da nebulosa NGC 1977, que integra um complexo formado por mais outras duas nebulosas — NGC 1975 e NGC 1973 —, chamado Nebulosa Running Man (ou “Homem Correndo”, em tradução literal). É uma nebulosa de reflexão, ou seja, ela não possui luz própria, mas reflete o brilho das estrelas próximas como uma névoa iluminada por um poste.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.