Cometa Leonard: veja fotos incríveis do objeto que pode ser visível a olho nu

Cometa Leonard: veja fotos incríveis do objeto que pode ser visível a olho nu

Por Daniele Cavalcante | Editado por Patrícia Gnipper | 06 de Dezembro de 2021 às 16h19
Wandeclayt M./Céu Profundo/Telescope New Mexico Skies

O cometa C/2021 A1 (Leonard), ou simplesmente cometa Leonard, já está pertinho da Terra. Por enquanto, ele é visível para alguns telescópios, mas a expectativa é que possamos observá-lo a olho nu no próximo fim de semana. Enquanto o dia ainda não chega, podemos conferir algumas fotos feitas por astrônomos de vários países.

Descoberto em janeiro no Observatório do Monte Lemmon, no Arizona, pelo especialista em pesquisa Greg Leonard, o cometa passou ao lado do aglomerado globular M3, fornecendo um espetáculo ainda mais incrível. Na próxima quarta-feira (8), ele estará com magnitude ainda menor (ou seja, ficará mais brilhante no céu noturno).

Infelizmente, ainda não será o momento de observar aqui no Brasil. É que, por enquanto, ele acompanha o nascer do Sol, ou seja, o cometa surge em nosso hemisfério durante o dia. Se pudéssemos enxergá-lo no céu diurno, veríamos sua trajetória desenhar um arco abaixo da nossa estrela, acompanhando o movimento solar. Isso significa que ele nasce no leste e se põe no oeste.

Mas em países como a Itália, ele também surge durante as madrugadas, por isso projetos como o The Virtual Telescope conseguem imagens que capturam a cauda cometária e a coma. Aliás, o The Virtual Telescope fará uma transmissão ao vivo da observação de quarta-feira.

Fotos do cometa Leonard

Confira abaixo algumas imagens que dão um gostinho do que talvez possamos ver a olho nu na próxima semana:

Cometa Leonard no dia 4 de dezembro de 2021 (Imagem: Reprodução/The Virtual Telescope Project)

E, abaixo, você pode definir um lembrete no vídeo onde será transmitida a observação da próxima quarta-feira (8) pelo The Virtual Telescope Project.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.