Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fotos de Marte feitas pela missão árabe Hope Mars são reunidas em atlas online

Por| Editado por Patricia Gnipper | 14 de Fevereiro de 2022 às 12h30

Link copiado!

Mars Hope/NYUAD/Atlas of Mars
Mars Hope/NYUAD/Atlas of Mars

Um atlas de Marte, com 88 páginas repletas de imagens e informações sobre o planeta, foi publicado pela New York University of Abu Dhabi (NYUAD). O documento está disponível gratuitamente online e reúne fotos espetaculares do Planeta Vermelho produzidas pela missão Hope Mars, dos Emirados Árabes, que entrou na órbita marciana em 2021. A equipe da missão espera atualizá-lo com novas imagens periodicamente.

Dr. Dimitra Atri, pesquisador e cientista na NYUAD, explica que o atlas foi produzido a partir de dados coletados pela sonda Hope como uma forma de proporcionar uma visão holística do planeta vizinho e de suas mudanças aos leitores, ao longo de sua missão de um ano marciano (o equivalente a cerca de dois anos terrestres).

“Nosso objetivo é capturar e mostrar como Marte muda ao longo do dia nas estações do ano, durante toda a missão”, disse, no prefácio atlas.

Continua após a publicidade

O que tem no atlas de Marte

As partes mais impressionantes do atlas foram construídas principalmente a partir das imagens da câmera Emirates eXploration Imager (EXI), instalada na Mars Hope, e proporcionam visões incríveis de Marte e da dicotomia de seus dois hemisférios. Um dos registros mais fascinantes no documento mostra Valles Marineris, considerado o maior cânion do Sistema Solar, e dão uma excelente perspectiva das dimensões desta formação do nosso vizinho.

Claro que a ciência não poderia ficar de fora, e o atlas reúne alguns estudos curiosos do planeta: há imagens do brilho diurno em luz ultravioleta, informações sobre as temperaturas diárias de superfície em Marte e, por fim, algo que é pouquíssimo visto: um mapa que detalha o campo magnético marciano.

Continua após a publicidade

Lançada em julho de 2020, a Hope Mars se tornou a primeira missão interplanetária da agência espacial dos Emirados Árabes Unidos. Ela chegou à órbita marciana em fevereiro de 2021 e se estabeleceu em um ponto que proporciona visão excelente para estudos das variações climáticas do Planeta Vermelho.

A equipe da missão espera atualizar o atlas periodicamente com novas imagens, formando o primeiro estudo de alta resolução das mudanças sazonais de Marte. Para acessar o atlas e explorar as demais imagens e informações disponíveis nele, é só clicar aqui.

Fonte: The Atlas of Mars; Via: Universe Today