Fotos da Lua Azul: as melhores imagens da 2ª superlua de agosto
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

A Lua cheia brilhou nesta quarta-feira (30), proporcionando belas fotos feitas por observadores em todo o mundo. Para deixar o fenômeno ainda mais especial, saiba que esta fase cheia aconteceu trazendo uma combinação da chamada superlua com a Lua Azul.
A Lua Azul é uma expressão usada para descrever a segunda fase lunar cheia em um mesmo mês, como aconteceu nesta semana, ou quando a terceira fase cheia acontece em uma estação astronômica com quatro delas.
Portanto, apesar do que o nome parece sugerir, o fenômeno não tem relação nenhuma com a cor do nosso satélite natural, que se mantém acinzentado mesmo durante a Lua azul.
Já a superlua acontece quando a fase cheia acontece quando a Lua está mais próxima da Terra ao longo de sua órbita ao redor do nosso planeta. Desta vez, nosso satélite natural chegou à fase cheia às 22h35, no horário de Brasília, ficando a 357.181 quilômetros da Terra — normalmente, ambas ficam separadas pela distância média de 384.400 km.
Durante a superlua, a Lua pode parecer um pouquinho maior e mais brilhante, quando comparada à fase cheia na distância máxima de nós. É difícil perceber estas diferenças, mas, mesmo assim, vale aproveitar a ocasião para admirar o satélite natural da Terra.
Lua Azul: melhores fotos
Caso você não tenha conseguido observar a Lua azul, não se preocupe. Abaixo, você confere as melhores fotos do evento lunar de agosto: