Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Foto| Veja fios de plasma com 200 km de diâmetro saindo da superfície do Sol

Por| 29 de Abril de 2020 às 20h45

Link copiado!

University of Central Lancashire
University of Central Lancashire
Tudo sobre NASA

A NASA divulgou imagens de alta definição da atmosfera externa do Sol, a coroa solar, revelando “pequenos” filamentos de material extremamente quente, e que se expandem a centenas de quilômetros de diâmetro.

O Sol é difícil de se observar por causa de seu brilho e calor extremos, mas cada vez mais os cientistas conseguem vislumbres detalhados, graças a telescópios desenvolvidos especificamente para este fim. Por exemplo, no início do ano vimos a superfície solar com resolução incrível, e quanto mais nos aproximamos, mais detalhes curiosos encontramos.

Nossa estrela é coberta por plasma, o quarto estado físico da matéria. Mas nada por lá é simples de se compreender, já que essa superfície é composta por uma massa turbulenta de partículas supercarregadas. Enquanto ainda não é possível observar como tudo isso funciona, pesquisadores continuam se aproximando de alguns detalhes interessantes.

Dessa vez, o telescópio sub-orbital High-Resolution Coronal Imager (Hi-C), da NASA, conseguiu uma imagem fascinante dos “pequenos” filamentos presentes na coroa solar.

Continua após a publicidade

Nessas imagens, os cientistas conseguiram identificar que esse conjunto de fios de plasma mede “apenas” 200 quilômetros de diâmetro, de acordo com a NASA. Pode parecer algo grande - e, para nós, realmente é -, mas lembre-se de que o Sol tem cerca de 1,4 milhão de km de diâmetro. Essa imagem é importante porque áreas como esta são pouco nítidas e difusas em outros telescópios que observam o Sol.

Essa é a primeira observação direta de tais filamentos, e fornece evidências visuais de que o material incrivelmente quente que cobre a coroa do Sol tem uma “estrutura definida em escalas finas, em vez de ser uma sopa homogênea de partículas”, conforme explica Miles Hatfield, da NASA.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA