Siga o @canaltech no instagram

Sonda Parker, da NASA, tira primeira foto dentro da atmosfera do Sol

Por Patrícia Gnipper | 13 de Dezembro de 2018 às 15h30
NASA
Tudo sobre

NASA

Saiba tudo sobre NASA

Ver mais

A Parker Solar Probe, sonda que a NASA enviou em agosto para "tocar" o Sol, já quebrou o recorde de a nave mais veloz que a humanidade já construiu, e está cumprindo o seu objetivo de chegar mais perto da nossa estrela do que nunca. Agora, a Parker nos presenteou com sua primeira fotografia registrada de dentro da atmosfera solar.

Nos próximos sete anos, a sonda fará mais 24 aproximações do Sol, chegando a cerca de 6 milhões de quilômetros de sua superfície em sua aproximação máxima. No dia 6 de novembro, a Parker esteve a 24 milhões de km da superfície solar, o que é duas vezes mais próximo do Sol do que qualquer espaçonave anterior que já foi enviada por lá — no caso, a Helios, na década de 1970.

A imagem registrada no dia 8 de novembro mostra parte da atmosfera do Sol (Foto: NASA)

Até o dia 7 de dezembro, a sonda estava no lado oposto do Sol em relação à Terra e, por isso, não estava transmitindo suas observações até então. Depois que a sonda rumou a uma região favorável às comunicações, a equipe da NASA recebeu a fotografia que mostra a coroa solar de pertinho (sendo a coroa a fina atmosfera solar externa). Com a missão, a agência espacial espera desvendar o mistério do por que a coroa solar é cerca de 300 vezes mais quente do que a superfície do astro.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A Parker Solar Probe é ainda a primeira sonda da NASA nomeada a partir de uma pessoa viva, homenageando o astrofísico Eugene Parker, de 91 anos, que foi o primeiro cientista a apresentar a teoria do vento solar supersônico, o que aconteceu em 1958.

Fonte: NASA

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.