Foto feita em solo flagra astronauta fora da Estação Espacial Internacional
Por Danielle Cassita | •

Charline Giroud, astrofotógrafa amadora e bioquímica da Universidade de Oxford, tirou uma foto espetacular da Estação Espacial Internacional (ISS) com a ajuda de um pequeno telescópio. A imagem mostra a estrutura do laboratório orbital, mas o que torna a cena mais interessante é que o clique registrou também Suni Williams, que realizava uma caminhada espacial junto de Butch Wilmore.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Satélite tira foto da ISS a apenas 69 km de distância
- Veja a Terra em 4K em live direto da Estação Espacial Internacional
“Tiro fotos da ISS com meu telescópio há quase quatro anos como astrofotógrafo amador, e tirar uma foto de um astronauta durante um spacewalk estava na minha lista de desejos há algum tempo”, comentou. A oportunidade para tentar o clique surgiu em 30 de janeiro, quando a estação passou duas vezes pelo Reino Unido.
Para o azar de Giroud, o céu estava coberto por nuvens na primeira passagem. “Por outro lado, a segunda deu certo, porque o céu abriu como mágica”, descreveu. “No início da passagem, vi a Suni no [braço robótico] Canadarm-2 se movendo da plataforma da câmara de descompressão para outro local de trabalho”, descreveu ele.
Confira o resultado e tente encontrar Suni na imagem:
“Ela estava separada da parede da estação e perfeitamente iluminada pelo Sol”, recordou Giroud. Já Wilmore estava em uma parte da plataforma coberta por sombras, o que torna difícil vê-lo na foto.
A imagem registrou uma caminhada espacial marcante. É que, naquele dia, Williams completou 62 horas e 6 minutos de spacewalk, quebrando o recorde de maior tempo total já alcançado por um astronauta durante estas atividades. Tanto ela quanto Wilmore estão na ISS desde junho de 2024, mas devem retornar para a Terra nas próximas semanas.
Leia também:
- Fim da ISS: o que sabemos sobre a desativação da Estação Espacial Internacional
- Como a Estação Espacial Internacional vai ser destruída?
Vídeo: Curiosidades da Lua
Fonte: IFLScience