Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Foto mostra Saturno e seus anéis vistos por sonda da NASA que orbita a Lua

Por| Editado por Patricia Gnipper | 29 de Novembro de 2021 às 10h26

Link copiado!

NASA/GSFC/Arizona State University
NASA/GSFC/Arizona State University
Tudo sobre NASA

Saturno e seu belo conjunto de anéis foram registrados por uma perspectiva única através da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO). A sonda, que orbita e estuda a Lua desde 2009, sobrevoava a cerca de 90 km acima da região Lacus Veris (“Lago da Primavera”) quando foi reposicionada para capturar o lado norte do belo gigante gasoso.

Embora a missão da LRO seja registrar a superfície da Lua, nada impede que a sonda, vez ou outra, mude seu foco. No dia 13 de outubro, as lentes da Lunar Reconnaissance Orbiter Camera (LROC) registraram o lado norte do de Saturno, bem como seus anéis.

Continua após a publicidade

Saturno leva muito mais tempo que a Terra para completar uma volta ao redor do Sol — um ano por lá dura 29 anos terrestres. Isso significa que cada estação por lá dura em torno de sete anos. Na imagem, observa-se o outono no hemisfério norte, que começou em março deste ano.

Os anéis de Saturno

A equipe de engenheiros da NASA, responsável por operar a LRO, precisou manipular a sonda com cuidado para fazê-la registrar Saturno em vez da superfície lunar, como manda o roteiro. A LRO também já fez o mesmo para registrar Júpiter da órbita lunar, capturando até mesmo algumas das luas do gigante gasoso.

Continua após a publicidade

Então por que a LRO não registrou também algumas das luas da Saturno? Segundo a NASA, o “Senhor dos Anéis” é mais escuro do que Júpiter, além de mais opaco do que os satélites naturais para os padrões da câmera LROC.

Os anéis de Saturno têm uma idade estimada entre 10 a 100 milhões de anos, sendo feitos basicamente de gelo de água. Os anéis registrados pela sonda lunar têm uma diâmetro de 270 mil km — 70% da distância média entre Lua e Terra.

Fonte: NASA; Via Space.com