Publicidade

Foto de astronauta da NASA mostra fenômeno raro na atmosfera da Terra

Por  | 

Compartilhe:
Jason Ahrns/Flickr (CC BY-NC-SA 2.0)
Jason Ahrns/Flickr (CC BY-NC-SA 2.0)

Butch Wilmore, astronauta da NASA que está na Estação Espacial Internacional (ISS) há quase nove meses, tirou uma foto de um fenômeno raro na atmosfera da Terra. O clique, que mostra raios azulados brilhando na escuridão, foi publicado pelo astronauta Don Pettit no Reddit. 

“Aqui está um jato-sprite azul fotografado pelo meu colega de tripulação Butch Wilmore em uma sequência de timelapse”, escreveu ele na publicação no Reddit. “Jatos e sprites azuis são termos aplicados de forma bastante vaga ao que eu gosto de chamar de 'raios direcionados para cima' (UDL)”, acrescentou. 

Confira:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo ele, trata-se de um fenômeno atmosférico elusivo e novo que, embora seja bastante registrado por câmeras digitais, ainda não é totalmente compreendido. “O topo desses UDL chegava entre 75 km e 80 km, alcançando as bordas do espaço”, completou.

Fenômenos na atmosfera da Terra

Tanto os jatos azuis registrados por Wilmore como os sprites vermelhos são fenômenos relatadosdécadas por observadores em solo e por pilotos. Os jatos, especificamente, são colunas de luz que costumam aparecer sobre nuvens de tempestades

“O fenômeno, que agora é conhecido como sprite, foi documentado acidentalmente em solo pela primeira vez em gravações de vídeo na noite de 6 de julho de 1989. Observações de vídeo feitas nos ônibus espaciais entre 1989 e 1991 proporcionaram 17 exemplos adicionais para confirmar a existência do fenômeno”, explicou a NASA. 

Leia também:

Vídeo: A Lua está enferrujando?

Continua após a publicidade