Fases da Lua | Calendário lunar de agosto começa com fase nova
Por Danielle Cassita |
O calendário lunar de agosto começa com a Lua deixando a fase minguante e ficando cada vez menos iluminada. No dia 4, nosso satélite natural chega à fase nova, que é aquela em que somente seu lado afastado recebe a luz do Sol. Apesar de não ser possível ver a Lua nova, esta fase traz ótimas condições para a observação do céu noturno.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Pico da chuva de meteoros Delta Aquáridas começa nesta segunda (29)
Estas e as demais fases da Lua são causadas pela luz do Sol. Para entender, tenha em mente que a Lua não produz luz própria, mas o Sol, sim. Desta forma, sua luz está sempre iluminando metade da superfície lunar, enquanto a outra metade permanece escura.
Na Terra, a visão que temos da porção iluminada muda todas as noites de acordo com a posição da Lua em sua órbita ao redor do nosso planeta. Assim, quando vemos o disco lunar iluminado por inteiro, dizemos que o satélite está na fase cheia.
Poucos dias após o início de agosto, a Lua chegar à fase nova, ficando entre a Terra e o Sol; o lado oculto (aquele que nunca podemos ver da Terra) vai receber a luz solar, e o lado voltado para nós fica na sombra, sendo iluminado somente pela luminosidade refletida pela Terra.
Aliás, é apenas nesta fase que ocorrem os eclipses solares. Nestes fenômenos, a Lua oculta o Sol total ou parcialmente — e, para isso acontecer, ela precisa estar entre nosso planeta e o astro.
Mas, afinal, por que os eclipses solares não acontecem em todas as fases lunares novas? O segredo está na órbita lunar, que tem cerca de 5º de inclinação em relação ao plano orbital da Terra ao redor do Sol.
Pode parecer pouco, mas a inclinação é suficiente para que, da perspectiva da Terra, a Lua passe por cima ou abaixo do Sol; se a Lua orbitasse a Terra no mesmo plano orbital que a Terra, aí sim ocorreriam eclipses solares em todas as fases novas.
Calendário das fases lunares de agosto
Abaixo, você confere as fases lunares em agosto e o horário em que cada uma ocorre:
- Lua nova: dia 4, às 8h13
- Lua crescente: dia 12, às 12h18
- Lua cheia: dia 19, às 15h25
- Lua minguante: dia 26, às 6h25