Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Explosão solar do tipo mais forte causa blecaute na Flórida

Por| Editado por Patricia Gnipper | 21 de Junho de 2023 às 17h56

Link copiado!

NASA/SDO
NASA/SDO

Uma forte explosão solar ocorreu nesta terça (20). O fenômeno aconteceu às 14h09 no horário de Brasília e foi do tipo X, categoria que inclui as mais intensas explosões de radiação solar.

A explosão veio da mancha solar AR3341, visível desde o dia 19 de junho. Como o nome indica, estas explosões liberam de uma só vez a energia armazenada em campos magnéticos retorcidos, que são normalmente encontrados sobre manchas solares.

Elas emitem radiação em todo o espectro eletromagnético e podem causar blecautes de rádio. Foi o que aconteceu após este evento: a radiação da explosão ionizou a parte superior da atmosfera terrestre, causando um blecaute em parte da Flórida, nos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

O observatório Solar Dynamics, da NASA, capturou imagens da explosão:

Ela aconteceu acompanhada de uma ejeção de massa coronal (CME), uma massa de plasma altamente aquecido liberada pelo Sol. Ela não parece estar a caminho da Terra, mas sim de Vênus e Marte, segundo um modelo da NASA.

A ejeção deve alcançar Vênus nesta quinta (22), afetando uma pequena parte da atmosfera superior do planeta. Já no domingo (25), a CME deve chegar a Marte, e tem potencial para formar auroras como as que a sonda Hope Mars observou.

Continua após a publicidade

As auroras marcianas são muito mais fracas que as terrestres, mas se estendem por todo o planeta. Se elas acontecerem desta vez, satélites como o MAVEN, da agência espacial norte-americana, podem conseguir observá-las.

Fonte: NASA, SpaceWeather