Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

A maior explosão solar dos últimos 10 anos é registrada em vídeos

Por| Editado por Patricia Gnipper | 22 de Fevereiro de 2023 às 18h08

Link copiado!

Helioviwer.org/PROBA2
Helioviwer.org/PROBA2

No último fim de semana, aconteceu uma explosão solar de classe X — uma das mais poderosas na tabela de classificação —, sendo esta a explosão mais forte observada no Sol na última década. O evento desencadeou um tsunami solar e causou apagões de rádio em nosso planeta. Já na terça-feira (21), novas explosões enviaram mais tempestade solares à Terra — desta vez, de intensidade moderada.

O Sol continua a aumentar sua atividade gradualmente, rumo ao máximo solar que deve ocorrer em 2025. No processo, manchas solares causam erupções enormes que, por sua vez, atingem a Terra na forma de tempestades geomagnéticas.

A região de manchas solares AR3229 expeliu uma explosão inesperada de classe X2.2, no dia 17 de fevereiro, e gerou uma ejeção de massa coronal. A classe X é o tipo de explosão mais poderosa que nossa estrela pode produzir e é sub-dividida em X1 até X9. Os cientistas não viam um evento tão poderoso desde 2013.

Continua após a publicidade

Essa explosão solar criou um "tsunami solar", desencadeando uma tempestade de radiação que causou apagões de rádio na Terra. A surpresa é que os especialistas em clima espacial esperavam um evento dessa magnitude de outra mancha solar ainda maior, a AR3226.

Como resultado, houve um tipo raro de onda de choque conhecida como tsunami solar, ou onda magnetohidrodinâmica (MHD) — uma onda gigante de plasma que pode viajar até 901.000 km/h pela fotosfera e atingir 100.000 km de altitude acima da superfície do Sol.

Confira abaixo a explosão solar em diferentes comprimentos de onda:

Continua após a publicidade

Também foi emitida pelo tsunami solar uma rajada de rádio solar Tipo II. Isso significa que um fluxo de radiação ultravioleta, raios-X e, claro, rádio. A classificação vai do Tipo I (o mais fraco) até o Tipo V, que pode causar apagões generalizados.

Já no dia 19, a ejeção de massa coronal causada pela mesma região de manchas solares foi ainda mais intensa:

Continua após a publicidade

Felizmente, nenhum desses eventos causou grandes danos em nosso planeta, salvo apagões de rádio por cerca de uma hora. Contrariando as previsões da NASA, o impacto da tempestade geomagnética foi pequeno, passando de “raspão” pela Terra.

Novas erupções solares no carnaval

Na terça-feira (21), uma nova região de mancha solar chamada AR3234 formou erupções, incluindo vários eventos das classes M4 e M5 (ou seja, de poder mediano). Elas estão ionizando o topo da nossa atmosfera, causando apagões de rádio em todas as longitudes da Terra.

Continua após a publicidade

Até o momento, as manchas AR3234 e AR3229 estão do lado visível do Sol, que está voltado para a Terra. A primeira ainda está no lado esquerdo do disco solar, enquanto a segunda se move cada vez mais rumo ao centro. Entretanto, não foram emitidos alertas de tempestades geomagnéticas mais intensas que o normal.

Fonte: spaceweather.com