Explore asteroides e cometas próximos da Terra com esta ferramenta da NASA

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Dezembro de 2021 às 18h00

NASA/JPL-Caltech
Tudo sobre NASA

Quer descobrir os asteroides e cometas próximos da Terra? Conheça a “Eyes on Asteroids”, uma nova ferramenta de visualização tridimensional criada pela NASA, que permite explorar os objetos conhecidos na vizinhança orbital da Terra — e tudo isso com apenas alguns cliques. Os recursos são interativos e podem ser acessados via smartphones, computadores e tablets, sem a necessidade de fazer download algum.

A aplicação é atualizada duas vezes por dia e apresenta a órbita de cada um dos objetos próximos da Terra (“NEO”, na sigla em inglês) já identificados. Até o momento, este número chega a 28 mil deles e cresce diariamente, uma vez que astrônomos da NASA seguem monitorando estes objetos para identificar aqueles que possam representar possíveis ameaças de impacto no futuro.

Ao acessar a ferramenta, você verá uma série de botões. No meio da tela, na parte inferior, há um que pode ser deslizado para avançar ou voltar no tempo, permitindo que você observe os diferentes movimentos orbitais dos objetos. Como a aplicação é atualizada constantemente, novos objetos são incorporados a ela assim que são descobertos e têm suas órbitas calculadas.

Por dentro do Eyes on Asteroids

Jason Craig, produtor técnico e desenvolvedor da Eyes on Asteroids, conta que a equipe queria que a aplicação fosse o mais amigável possível para os usuários, sem deixar de lado as histórias sobre a exploração dos asteroides e cometas. “Cada NEO pode ser encontrado no aplicativo, além da maioria das naves que visitou estes objetos”, explicou.

Um dos recursos permite explorar as missões lançadas aos NEOs. Para isso, basta acessar a aba “Eventos”, que mostra modelos animados das naves e os objetos aos quais estão viajando. Por exemplo, você pode conferir a trajetória da Double Asteroid Redirect Test (DART), missão lançada com destino ao sistema binário de asteroides Didymos. Ainda, há uma série de detalhes sobre os objetos e sobre a importância de rastreá-los.

Estas informações podem ser acessadas no botão “Learn”, que traz explicações sobre passagens próximas de asteroides pela Terra, permitindo também acompanhar alguns deles em futuras visitas próximas do nosso planeta. “Fizemos questão de incluir este recurso, porque as aproximações de asteroides costumam gerar muito interesse”, contou Craig. “As manchetes costumam trazer estas aproximações como ‘perigosamente perto’, mas os usuários vão ver com a Eyes como a maioria desses encontros é realmente longe”, destacou.

Clique no link a seguir para acessar o site Eyes on Asteroids.