Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Exoplaneta parecido com Júpiter é descoberto com a ajuda de cientistas cidadãos

Por| Editado por Patricia Gnipper | 17 de Janeiro de 2022 às 17h10

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech/R. Hurt
NASA/JPL-Caltech/R. Hurt

Um novo exoplaneta, com tamanho parecido com o de Júpiter, foi descoberto a 379 anos-luz da Terra. Este novo mundo chamou a atenção dos astrônomos por ter período orbital de 261 dias (terrestres), considerado longo em comparação com os vários gigantes gasosos descobertos fora do Sistema Solar. A descoberta foi realizada através de uma colaboração entre astrônomos da Universidade da Califórnia e do Novo México, junto de cientistas cidadãos.

Chamado TOI-2180 b, o exoplaneta está relativamente próximo da Terra, tendo tamanho parecido com o de Júpiter e o triplo da massa do gigante gasoso. No interior do TOI-2180 b, há 105 massas terrestres de elementos mais pesados que o hidrogênio e o hélio, o que talvez seja um indício de que o planeta tem uma origem diferente daquela do nosso vizinho.

Continua após a publicidade

Por lá, as temperaturas ficam por volta dos 77 ºC, mas apesar de ser mais quente que Saturno e Júpiter, suas condições ainda podem ser consideradas mais amenas que aquelas encontradas em outros grandes exoplanetas. “É uma bela ‘transição’ entre a maioria dos exoplanetas gigantes gasosos que já encontramos, e os frios Júpiter e Saturno”, observou Paul Dalba, coautor do estudo.

A descoberta do planeta e de algumas de suas características, como tamanho e massa, exigiu uma grande colaboração entre astrônomos profissionais e cientistas cidadãos como Tom Jacobs, cientista cidadão que contribuiu para a descoberta. “Descobrir e publicar o TOI-2180 b foi uma grande iniciativa em grupo, que demonstra que astrônomos profissionais e cientistas cidadãos podem trabalhar juntos, com sucesso”, disse Jacobs.

Descobrindo o planeta parecido com Júpiter

A equipe identificou o exoplaneta em meio a dados coletados pelo telescópio Transiting Exoplanet Survey Satellite, da NASA, que observa pequenas reduções no brilho de estrelas causadas por planetas passando à frente delas durante o chamado “trânsito”. Tom Jacobs, ex-oficial da marinha estadunidense, faz parte de um grupo de cientistas cidadãos que analisa dados do TESS em busca de novos planetas.

Continua após a publicidade

No início de 2020, ele identificou uma diminuição na luz da estrela TOI-2180. Ele precisava confirmar que a diminuição veio, de fato, de um planeta passando pela estrela e entrou em contato com Dalba, da Universidade da Califórnia, e Diana Dragomir, da Universidade do Novo México. Dados de outros observatórios mostraram o “puxão” do planeta sobre a estrela, que permitiu que calculassem a massa dele.

Mesmo assim, os autores ainda queriam observar o trânsito do planeta quando fosse possível, para poderem confirmar seu período orbital. Eles organizaram uma campanha de observação com astrônomos profissionais e cientistas cidadãos, que usaram telescópios em 14 locais em três continentes para realizar observações ao longo de 2020. Apesar de não terem detectado o planeta com confiança, a campanha permitiu definir o período orbital de 261 dias.

Além disso, os autores acreditam que o TESS poderá acompanhar um novo trânsito em fevereiro, quando o telescópio observar a estrela. Se, desta vez, eles encontrarem a assinatura do planeta e confirmarem o período orbital, os dados da campanha realizada antes ficarão ainda mais significativos. Dalba suspeita também que o TOI-2180 b possa ter pequenos objetos em sua órbita — e o telescópio James Webb tem recursos para ajudar a procurá-los.

Continua após a publicidade

Até o momento, anéis e luas não foram identificados com alto grau de certeza em outros sistemas estelares. Talvez isso se deva à proximidade dos exoplanetas e suas estrelas, que pode “expulsar” estes objetos; como o TOI-2180 b está mais distante, ele pode ser um bom objeto para buscas do tipo. “Acredito que este é um sistema divertido para novas observações no futuro”, concluiu Dalba.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Astronomical Journal.

Fonte: Astronomical JournalNASA