Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Europa retorna ao espaço com lançamento do foguete Ariane 6

Por| Editado por Luciana Zaramela | 09 de Julho de 2024 às 18h33

Link copiado!

M. Pédoussaut/ESA
M. Pédoussaut/ESA

A Agência Espacial Europeia (ESA) volta a ter acesso autônomo e independente ao espaço, com o lançamento do foguete Ariane 6, nesta terça-feira (9). Por volta das 16h no horário de Brasília, o foguete decolou, com sucesso, do espaçoporto europeu em Kourou, na Guiana Francesa.

A missão inaugural do foguete Ariane 6 acontece com quatro anos de atraso, já que estava prevista para ocorrer originalmente em 2020. Apesar da demora nos preparativos por causa da pandemia da covid-19 e da Guerra na Ucrânia, o lançamento saiu conforme o previsto, sem necessidade de adiamentos. 

“Com este primeiro lançamento bem-sucedido do Ariane 6, a Europa finalmente recuperou sua capacidade de acessar o espaço”, destaca Philippe Baptiste, do Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES) da ESA, em nota.

Continua após a publicidade

Missão do foguete Ariane 6

O voo nomeado como VA262 tem como missão levar satélites e pequenos experimentos para o espaço. Às 17h06, pouco mais de uma hora após o lançamento, o primeiro conjunto de satélites a bordo do Ariane 6 foi liberado do estágio superior e colocado em uma órbita de 600 km acima do planeta Terra.

Ainda neste ano, o foguete deve fazer o primeiro voo comercial e, para isso, já tem acordos firmados. Entre eles, está a parceria com a Amazon para o lançamento da constelação de satélites de internet Kuiper

Volta da ESA ao espaço

O lançamento do foguete Ariane 6 coloca a ESA novamente na disputa pela corrida espacial. Isso porque, desde o ano passado, a agência europeia não tinha mais autonomia para lançar grandes satélites próprios, com a aposentadoria do Ariane 5. Neste período, o Vega era o único foguete disponível, mas era de baixa capacidade.

“Tenho o privilégio de ter testemunhado este momento histórico quando a nova geração europeia da família Ariane decolou, com sucesso, restabelecendo efetivamente o acesso europeu ao espaço", afirma Josef Aschbacher, diretor-geral da ESA.

A seguir, confira ao lançamento do foguete Ariane 6, em imagens captadas pela própria ESA:

Continua após a publicidade

Fonte: ESA