Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Euclid | Telescópio que vai estudar matéria escura é lançado pela SpaceX

Por| Editado por Patricia Gnipper | 03 de Julho de 2023 às 10h51

Link copiado!

SpaceX
SpaceX

Mais um telescópio está viajando pelo espaço. O observatório Euclid, da Agência Espacial Europeia (ESA), foi lançado no sábado (1º) com um foguete Falcon 9, da SpaceX. Quando iniciar suas operações, ele vai ajudar os cientistas a entender melhor os mistérios da energia e matéria escura.

Originalmente, o Euclid seria lançado com um foguete Soyuz, da Rússia, mas a invasão russa na Ucrânia forçou a ESA a mudar de planos. O lançamento aconteceu na Estação da Força Espacial em Cabo Canaveral, na Flórida, às 12h11 no horário de Brasília. Cerca de 41 minutos depois de deixar a plataforma, o telescópio foi liberado.

Continua após a publicidade

Ele iniciou sua jornada de quatro semanas até o Ponto de Lagrange 2 (ou L2), a 1,5 milhão de quilômetros da Terra. Ali, o telescópio vai ficar em uma região de estabilidade gravitacional entre o Sol e a Terra, e vai entrar em órbita ao redor do ponto.

Cerca de 5,5 horas após o lançamento, a ESA publicou uma animação com imagens do telescópio Calar Alto Schmidt, que mostram o Euclid seguindo ao L2:

Depois, os controladores da missão vão iniciar as atividades necessárias para verificar como estão as funções do Euclid. Tudo correndo bem, eles vão finalmente poder ativar os instrumentos científicos dele.

Continua após a publicidade

Após esta etapa, os cientistas e engenheiros da missão vão iniciar uma fase de testes e calibração dos instrumentos. Esta etapa deve durar dois meses, e é necessária para preparar o telescópio para as observações científicas que estão por vir.

A missão do telescópio Euclid

Ao longo de sua missão de seis anos, o telescópio Euclid vai usar seus instrumentos para mapear mais de 30% do céu extragaláctico. Ele vai observar estrelas e galáxias em comprimentos de onda da luz visível e infravermelha, registrando o movimento delas e sua composição química.

A ideia é que, quando iniciar suas operações, o Euclid estude bilhões de galáxias a até 10 bilhões de anos-luz de nós. A quantidade é grande, mas é necessária para um dos maiores objetivos da missão: a criação do maior e mais preciso mapa tridimensional do universo, sendo que a terceira dimensão dele vai representar o tempo.

Continua após a publicidade

As observações vão registrar também a velocidade com que estes objetos estão se afastando uns dos outros a distâncias de até 10 bilhões de anos-luz. Com um mapa tão extenso da estrutura de larga escala do universo, os astrônomos podem descobrir características da energia escura e matéria escura.

Fonte: ESA