Estrela sobrevive a uma supernova e fica ainda mais brilhante que antes. Como?

Por  • Editado por  Rafael Rigues  |

NASA/ESA/The Hubble Heritage Team/A. Riess

Em 2012, os astrônomos testemunharam uma anã branca sobreviver à sua explosão termonuclear, um evento raro conhecido como supernova Tipo Iax. Até hoje o fenômeno intriga os pesquisadores, mas um novo estudo revelou algo ainda mais inesperado: a anã branca não apenas sobreviveu, como também está ainda mais brilhante do que antes.

Anãs brancas são o remanescente de estrelas parecidas com o Sol, após encerrarem o ciclo de fusão nuclear de hidrogênio em hélio. Elas se tornam gigantes vermelhas até ficarem sem combustível para as reações de fusão, e ejetam suas camadas externas, deixando para trás o núcleo na forma de uma anã branca.

Em muitos casos, as anãs brancas estão em sistemas binários, ou seja, em uma órbita em comum com outra estrela. Às vezes, essa companheira ainda está no estágio de gigante vermelha, então seu material ejetado acaba sendo “sugado” pela anã branca. Com isso, a anã branca ganha massa o suficiente para voltar a realizar fusão nuclear.

No entanto, dessa vez, essa fusão é descontrolada e ocorre na superfície da anã branca, resultando em uma explosão termonuclear. Normalmente, essa explosão é uma supernova Tipo Ia, que destrói a anã branca, mas este não foi o caso da 2012Z — ela não só sobreviveu, como se tornou ainda mais brilhante do que antes da explosão.

Os astrônomos apelidam essas anãs brancas sobreviventes de estrelas “zumbis”, mas o nome oficial do evento é “supernova do Tipo Iax”. A 2012Z não foi a única candidata detectada, mas foi a primeira confirmada pelos astrônomos com base nas imagens tiradas antes e depois da explosão.

Como a 2012Z sobreviveu?

De acordo com os autores de um novo estudo, publicado na The Astrophysical Journal, a explosão não foi poderosa o suficiente para destruir completamente a anã branca. Com isso, muitos dos detritos ejetados caíram de volta na estrela.

O que ninguém esperava era que a 2012Z, além de sobreviver, estivesse ainda mais brilhante — na verdade, isso chocou os cientistas. A explicação proposta pela equipe do estudo é que a estrela inchou para um estado muito maior após a explosão e a queda dos detritos no remanescente.

Com o tempo, a anã branca deve retornar gradualmente ao seu estado inicial, embora menos massiva e maior. Acompanhar todo esse processo será importante para entender porque essa estrela falhou em explodir por completo.

Fonte: LCO