Esta foto mostra a explosão de uma supernova em galáxia distante
Por Wyllian Torres • Editado por Patricia Gnipper |
O Virtual Telescope Project publicou ontem (10) o primeiro registro da supernova SN 2021dov, localizada na galáxia CGCG 005-038, como parte do seu programa de acompanhamento de supernovas. O fenômeno foi descoberto em 22 de fevereiro deste ano pela Zwicky Transient Facility (ZTF).
- Por que vemos tão poucas supernovas? A poeira da Via Láctea pode ser a culpada
- Anéis dos troncos das árvores podem indicar os efeitos causados por supernovas
- A supernova mais brilhante já registrada tem energia de 100 bilhões de sóis!
O Virtual Telescope é um projeto realizado pelo Observatório Astronômico Bellatrix, na Itália, com administração do astrônomo Gianluca Masi, que consiste em uma rede de telescópios robóticos que podem ser acessados em tempo real pela internet por qualquer pessoa.
O registro da supernova foi feito pelo próprio Masi, através da unidade robótica “Elena”, com a combinação de cinco exposições de 120 segundos, cada. O astrônomo estima que SN 2021dov tenha alcançado um brilho de magnitude aparente 14 e foi classificada como um do Tipo Ia — uma subcategoria para explosões causadas pela morte de uma estrela anã branca. Abaixo, o fenômeno é apontado pela seta à esquerda:
O Virtual Telescope Project é gratuito e pode ser usado tanto para estudos quanto apenas para diversão, com exceção de algumas atividades que exigem uma taxa. A intenção do projeto é a participação do público, inclusive para descobertas de supernovas como a SN 2021dov.
Fonte: Virtual Telescope Project