Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Starship levará "um bom número de pessoas" ao espaço em 5 anos, diz SpaceX

Por| Editado por Patricia Gnipper | 15 de Abril de 2021 às 17h00

Link copiado!

Reprodução/Johnkrausphotos/Twitter
Reprodução/Johnkrausphotos/Twitter
Tudo sobre SpaceX

No último dia 14 de abril, durante a conferência SpaceTech, organizada pelo Departamento de Aeronáutica e Astronáutica do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a presidente da SpaceX, Gwyne Shotwell, reafirmou o compromisso da empresa em levar uma grande número de pessoas ao espaço, a bordo da nave espacial Starship, dentro de cinco anos.

Os últimos quatro testes com os protótipos do Starship terminaram em explosão — uns antes e outros depois do pouso —, mesmo atingindo 10 km de altitude com sucesso. No entanto, a empresa segue otimista em começar a transportar pessoas nesse veículo dentro dos próximos cinco anos. Durante palestra na conferência, Shotwell disse: “eu não poderia estar mais animada com um veículo do que com o Starship”.

Continua após a publicidade

A SpaceX tem planos ambiciosos para os próximos anos. Além de concluir a sua frota de satélites Starlink — e estabelecer sua rede de internet em escala global —, a empresa quer comercializar o passeio ao redor do nosso planeta. Segundo a presidente, outro propósito do Starship é transportar passageiros de um lado para o outro ao redor em volta da Terra, como parte de um grande sistema de transporte de longa distância — a empresa já havia revelado esta vontade em 2017.

E não para por aí. Conforme disse Shotwell na conferência, o Starship estará pronto para enviar seus primeiros astronautas a Marte “antes de 2030”. Um argumento da SpaceX, conforme apontou a presidente, é que, se eles conseguirem montar a rede de transportes ao redor da Terra utilizando este misto de foguete com espaçonave, essa experiência fornecerá informações suficientes para que possam traçar e cumprir a meta de levar as primeiras pessoas ao Planeta Vermelho.

Não há como negar que estes objetivos são bem audaciosos, até mesmo para uma empresa com a SpaceX, que sempre estabelece metas bem ambiciosas. Mas Shotwell tem noção de que os prazos estabelecidos são aspiracionais, dizendo que, ainda assim, “você tem que mirar alto”.

Continua após a publicidade

Fonte: Futurism, SpaceNews