Esses podem ser os dois asteroides mais jovens já descobertos no Sistema Solar

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Fevereiro de 2022 às 12h40

UC Berkeley/SETI Institute

Dois asteroides "bebês" acabam de ser descobertos no Sistema Solar. Eles têm uma órbita que os traz para perto da Terra e parecem ter se separado do objeto original há menos de 300 anos. Isso faz com que eles sejam os mais jovens já detectadas em nossa vizinhança e, curiosamente, eles têm propriedades de difícil explicação dada sua idade. A descoberta foi feita por uma equipe internacional de astrônomos e pode ajudar no entendimento dos diferentes processos de formação dos asteroides.

Chamados 2019 PR2 e 2019 QR6, os asteroides foram descobertos separadamente em 2019 por cientistas trabalhando com os projetos Pan-STARRS1 e Catalina Sky Survey. Não demorou muito para eles se destacarem em meio aos dados: os asteroides tinham órbita elíptica, considerada rara em relação aos demais que se aproximam da Terra ao longo de suas órbitas ao redor do Sol.

Depois, os cientistas realizaram novas observações com outros telescópios para conseguir imagens da dupla de rochas. Como resultado, eles descobriram que o maior deles mede aproximadamente 1 km, enquanto o outro tem cerca de metade do tamanho. Além disso, ambos têm formações bastante similares em suas superfícies, o que sugere que talvez tenham composição parecida.

Estudos posteriores confirmaram que se tratava de um par de asteroides, ou seja, duas rochas espaciais que se separaram de um asteroide parental, e ambos estavam separados por aproximadamente um milhão de quilômetros. “É muito empolgante descobrir um par de asteroides tão jovem, formado há apenas 300 anos”, comemorou Petr Fatka, coautor do estudo. “É como se fosse nesta manhã — nem mesmo ontem — nas escalas de tempo astronômicas”.

O que os asteroides podem revelar

O Sistema Solar foi formado a partir de uma imensa nuvem de gás e poeira, que colapsou sobre sua própria estrutura; a matéria que não deu origem a planetas ou não foi incorporada pelo Sol acabou formando cometas, asteroides e outros objetos. Embora os asteroides binários não sejam exatamente uma novidade, os astrônomos ainda não compreendem exatamente como ocorre a formação deles.

No caso do par recém-descoberto, modelagens combinadas com os dados das observações mostraram que as rochas se separaram de um corpo parental maior há 270 anos, mas a idade deles traz também algumas dúvidas relacionada ao processo de formação delas. A maioria dos pares de asteroides é formada pela fissão rotacional, um processo em que uma rocha espacial gira tão rapidamente que ela começa a se romper.

Com isso, fragmentos são liberados do corpo parental, formando um objeto menor. Mas o problema é que os modelos de formação pela fissão rotacional não explicam totalmente as propriedades observadas no 2019 PR2 e 2019 QR6; portanto, algo mais deve ter acontecido para explicar a separação atual deles. Por isso, a equipe do estudo desenvolveu novos modelos que consideraram que o corpo original seria um cometa, cujos jatos gasosos empurraram a órbita deles para aquelas observadas hoje.

Apesar de isso representar uma história viável para a origem, um dos autores destaca que os objetos não mostram sinais de atividade cometária. “Ainda é um mistério como eles foram de um único corpo parental, para objetos individualmente ativos, e depois para o par inativo que vemos hoje, em apenas 300 anos”, disse Nicholas Moskovitz, coautor do estudo. Assim, novas observações serão necessárias para resolver estes mistérios. “Teremos que esperar até 2033, quando os dois objetos estarão no alcance dos nossos telescópios novamente”, disse Fatka.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Fonte: Monthly Notices of the Royal Astronomical Society; Via: Lowell Observatory