Publicidade

Espetáculo no céu: veja as melhores fotos da chuva de meteoros Perseidas

Por| Editado por Patricia Gnipper | 12 de Agosto de 2021 às 17h40

Link copiado!

Arman Alcordo Jr/Pexels
Arman Alcordo Jr/Pexels

A chuva de meteoros Perseidas é um "prato cheio" para qualquer observador dos fenômenos astronômicos. Mesmo que favoreça o hemisfério Norte, a chuva pode ser vista em qualquer lugar do mundo, durante as madrugadas dos dias 11, 12 e 13 deste mês de agosto. Além de um pico que dura mais de um dia, a Perseidas deste ano conta com um céu livre da iluminação da Lua, que está na fase Nova. E, como é de se esperar, fotos incríveis das "estrelas cadentes" já circulam pelas redes sociais.

Essa chuva é formada por poeira deixada pelo cometa 109P/Swift-Tuttle, durante suas passagens ao redor do Sol. A nuvem de detritos permanece na órbita da Terra e, por isso, sempre que o planeta passa por ela, os detritos entram na atmosfera. As partículas evaporam no ar, sem apresentar nenhum risco aos seres vivos, mas a velocidade de 60 km/s é alta o suficiente para arrancar elétrons dos átomos do ar, causando o brilho característico.

Nas noites de pico, a Perseidas pode produzir até 100 meteoros por hora, uma taxa bastante generosa, se comparada com outras chuvas mais "modestas". Para os habitantes do hemisfério Sul, no entanto, a taxa pode ser um pouco menor porque o radiante (a constelação de Perseu) estará bem próximo do horizonte. Ainda assim, pode haver uma boa quantidade de meteoros para ver e fotografar.

Continua após a publicidade

As melhores fotos dos meteoros Perseidas

Astrofotógrafos de plantão (literalmente, aliás) fizeram registros incríveis da primeira noite de pico da chuva de meteoros Perseidas deste ano — e o Canaltech selecionou algumas das melhores, que você confere abaixo:

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade