Espetáculo no céu: veja as melhores fotos da chuva de meteoros Perseidas

Espetáculo no céu: veja as melhores fotos da chuva de meteoros Perseidas

Por Daniele Cavalcante | Editado por Patrícia Gnipper | 12 de Agosto de 2021 às 17h40
Arman Alcordo Jr/Pexels

A chuva de meteoros Perseidas é um "prato cheio" para qualquer observador dos fenômenos astronômicos. Mesmo que favoreça o hemisfério Norte, a chuva pode ser vista em qualquer lugar do mundo, durante as madrugadas dos dias 11, 12 e 13 deste mês de agosto. Além de um pico que dura mais de um dia, a Perseidas deste ano conta com um céu livre da iluminação da Lua, que está na fase Nova. E, como é de se esperar, fotos incríveis das "estrelas cadentes" já circulam pelas redes sociais.

Essa chuva é formada por poeira deixada pelo cometa 109P/Swift-Tuttle, durante suas passagens ao redor do Sol. A nuvem de detritos permanece na órbita da Terra e, por isso, sempre que o planeta passa por ela, os detritos entram na atmosfera. As partículas evaporam no ar, sem apresentar nenhum risco aos seres vivos, mas a velocidade de 60 km/s é alta o suficiente para arrancar elétrons dos átomos do ar, causando o brilho característico.

Nas noites de pico, a Perseidas pode produzir até 100 meteoros por hora, uma taxa bastante generosa, se comparada com outras chuvas mais "modestas". Para os habitantes do hemisfério Sul, no entanto, a taxa pode ser um pouco menor porque o radiante (a constelação de Perseu) estará bem próximo do horizonte. Ainda assim, pode haver uma boa quantidade de meteoros para ver e fotografar.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

As melhores fotos dos meteoros Perseidas

Astrofotógrafos de plantão (literalmente, aliás) fizeram registros incríveis da primeira noite de pico da chuva de meteoros Perseidas deste ano — e o Canaltech selecionou algumas das melhores, que você confere abaixo:

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.