Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

ESA tem sucesso em 1º teste de alta altitude com paraquedas da missão ExoMars

Por| Editado por Patricia Gnipper | 02 de Julho de 2021 às 16h25

Link copiado!

Vorticity
Vorticity

A missão ExoMars, desenvolvida em conjunto entre as agências espaciais europeia (ESA) e a russa (Roscosmos), levará o rover Rosalind Franklin e a plataforma de superfície Kazachok para buscar sinais de vida em Marte, com previsão para ser lançada em setembro de 2022. Depois de nove meses de viagem, o módulo de pouso chegará ao Planeta Vermelho e precisará desacelerar durante sua entrada na atmosfera; para isto, contará com dois paraquedas, que obtiveram sucesso durante os dois últimos testes de queda em alta altitude, realizados entre os dias 24 e 25 de junho na Suécia.

O processo de desaceleração de um módulo durante a descida ao planeta será um dos momentos mais cruciais da missão. Isso requer um escudo térmico, dois paraquedas principais e um sistema de propulsão de foguete acionado 20 segundos antes do toque final na superfície. O paraquedas principal do primeiro estágio tem 15 metros de largura e teve um ótimo desempenho em velocidades supersônicas durante o teste, enquanto o paraquedas do segundo estágio, com 35 metros, apresentou algumas falhas, embora tenha cumprido seu papel de desacelerar a plataforma conforme o esperado.

Continua após a publicidade

Após uma série de testes de queda sem sucesso entre 2019 e 2020, aprimorar e avaliar estes paraquedas tem sido uma prioridade para a equipe da missão ExoMars. No ano passado, o projeto foi aperfeiçoado durante testes de extração dinâmica em solo e de rápido retorno no Laboratório de Propulsão a Jato, da NASA. Como garantia, a ESA encomendou, antes dos dois últimos testes no mês passado, paraquedas reservas com a fabricante Airborne Systems — a mesma empresa que desenvolveu o sistema de paraquedas do Perseverance.

Os testes foram realizados nas instalações da Swedish Space Corporation Esrange, na cidade de Kiruna, na Suécia, e em cada um deles um módulo de descida simulado foi elevado a uma altitude de 29 km por um balão estratosférico de gás hélio. O primeiro, realizado em 24 de junho, buscou validar o paraquedas supersônico. Já o segundo, na noite do dia 25, o paraquedas subsônico. Durante os dois testes, foi aplicada a carga total esperada durante a entrada, descida e pouso da missão em Marte. “Estamos muito felizes em informar que o primeiro paraquedas principal teve um desempenho perfeito: temos um design de paraquedas supersônico que pode voar até Marte”, disse Thierry Blancquaert, líder da equipe do programa.

Embora o desempenho do segundo paraquedas não tenha sido perfeito, ele se mostrou melhor do que os testes anteriores, graças as modificações que foram executadas para este. Agora, a equipe examinará com mais atenção a origem da anomalia antes de finalizar as configurações para os próximos dois testes, previstos para outubro ou novembro deste ano. Durante várias semanas o mau tempo e os fortes ventos impediram que estes dois testes fossem executados. “Estávamos nos blocos iniciais vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, esperando que uma janela de teste adequada se abrisse por um mês”, relatou Thierry.

Continua após a publicidade

Os dados de telemetria obtidos em tempo real durante os testes ajudarão a equipe a correlacionar a implantação dos paraquedas principais e os modelos de inflação, garantindo que eles se abram no momento certo. Agora o trabalho se concentrará em solucionar a falha do segundo paraquedas para, então, executar mais uma rodada de testes de queda em alta altitude.

Fonte: ESA