Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Equipe constrói base no deserto de Israel para simular Marte em missão análoga

Por| Editado por Patricia Gnipper | 15 de Outubro de 2021 às 16h50

Link copiado!

AFP/Jack Guez
AFP/Jack Guez

No último dia 10, o Fórum Espacial Austríaco (OeWF, na sigla em inglês) deu início à Mars Analog Mission (AMADEE-20), uma missão que simula os desafios aguardados pelas futuras viagens tripuladas a Marte. A unidade análoga está localizada no deserto de Negev, em Israel, e uma equipe de seis pessoas permanecerá em isolamento até 31 de outubro, trabalhando como se estivessem no Planeta Vermelho.

O OeWF montou uma espécie de base marciana em parceria com a agência espacial de Israel em Makhtesh Ramon, uma cratera com 500 metros de profundidade e 40 km de largura. Os seis astronautas análogos — vindos de Áustria, Alemanha, Israel, Holanda, Portugal e Espanha — viverão por quase um mês em absoluto isolamento na unidade.

Continua após a publicidade

Antes de embarcar nessa missão, todos os seis passaram por rigorosos testes físicos e psicológicos. Durante a AMADEE-20, eles realizarão testes com um protótipo de drone sem GPS, bem como veículos de mapeamento automatizados à base de energia eólica e solar.

Além disso, a missão tem como objetivo analisar o comportamento humano e os efeitos de longos períodos de isolamento nos astronautas. "A coesão do grupo e sua capacidade de trabalhar em conjunto são cruciais para sobreviver em Marte", explicou Gernot Groemer, supervisor da missão. Vale comentar que o OeWF é uma instituição privada formada por especialistas aeroespaciais. Até agora, foram realizadas 12 missões, a mais recente em Omã, em 2018.

A missão AMADEE-20 estava programada para 2020, mas, por conta da pandemia, precisou ser adiada. O fórum também estabeleceu parcerias com o centro de pesquisa israelense D-MARS, o qual desenvolveu a base marciana movida a energia solar. 

Continua após a publicidade

A base marciana é bem minimalista, com apenas uma cozinha e beliches para os tripulantes. Grande parte da unidade é destinada a experimentos científicos que serão realizados durante este mês. Do lado de fora, o deserto israelense lembra bastante a paisagem vermelha de Marte — exceto pelas condições atmosféricas. "Aqui, temos temperaturas de 25 ºC a 30 °C, mas em Marte a temperatura é de 60 °C negativos e a atmosfera não é adequada para respirar", acrescentou Groemer.

A NASA pretende enviar os primeiros humanos para Marte em 2030 para a maior viagem já realizada. "Acredito que o primeiro ser humano a andar em Marte já nasceu e nós somos os construtores das naves que possibilitarão essa jornada", encerra Groemer.

Fonte: OeWF, France 24