Robô Curiosity, em Marte, está ajudando cientistas a estudar o Sol

Por Redação | 13 de Julho de 2015 às 09h45
photo_camera Washington Times

Há quase três anos em terreno marciano, a sonda Curiosity continua seu caminho ao principal objetivo de sua missão: alcançar o Monte Sharp. Enquanto isso, o jipe-robô da agência espacial norte-americana, a NASA, tem coletado diversas amostras do solo e da atmosfera do nosso planeta vizinho. Mas os estudos também têm ajudado os cientistas aqui na Terra a entender melhor o Sol, principal estrela do sistema solar.

A ideia é que os pesquisadores consigam visualizar como é o astro do ponto de vista da Curiosity, que tem um campo de visualização privilegiado e consegue enxergar o lado do Sol que está mais distante da Terra. Com as imagens captadas pela Mastcam, uma super-câmera acoplada ao jipe, os cientistas terrestres conseguirão analisar de forma mais precisa mudanças nas manchas solares e as emissões do Sol.

De acordo com a NASA, a parte mais distante da estrela uma hora acaba sendo observada aqui da Terra, mas ter a possibilidade de enxergá-la antecipadamente pode ajudar a melhorar previsões sobre o clima espacial, além de elaborar relatórios mais precisos de quando e como tempestades solares vão acontecer. Em um dos exemplos citados pela agência, a Curiosity conseguiu observar lá de Marte algumas manchas solares com três dias de antecedência de outras sondas em operação na órbita terrestre.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Um desses equipamentos é a espaçonave não-tripulada STEREO-A, que estuda os processos do Sol que afetam a vida terrestre. Neste momento, a sonda se localiza no lado mais distante do Sol e, por conta disso, não possui comunicação com a Terra. A Curiosity também ficou incomunicável quando a órbita marciana estava mais longe do Sol, mas desde o final de junho restabeleceu contato. Desde então, o robô tem preenchido a lacuna e ajudado os cientistas a estudar alguns processos causados pela estrela e que podem afetar a vida na Terra.

Robô Curiosity

Animação mostra como a Curiosity enxerga o Sol a partir de Marte. (Foto: NASA)

Como dito anteriormente, a principal missão da Curiosity é chegar ao Monte Sharp, mas também está no cronograma da agência verificar como o Sol parece brilhante através da atmosfera empoeirada de Marte. Em maio, a NASA divulgou imagens de como é o por do sol no planeta e é bem diferente daquela paisagem vermelha e árida mostrado em inúmeros filmes, séries e jogos de ficção científica.

A Curiosity pousou no planeta vermelho em agosto de 2012 com o objetivo de chegar a uma área conhecida como Yellowknife Bay, onde está localizada a Cratera Gale. A partir daí o robô fez diversas descobertas que intensificam a teoria de que Marte já abrigou vida, incluindo um antigo leito de curso de água. O robô agora está na última fase de sua missão rumo ao Monte Sharp, uma região com 5.500 metros de altura localizada no centro da Cratera Gale. É lá que o veículo deve encontrar mais evidências de como o planeta marciano foi capaz de abrigar vida em seu passado.