Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Enquanto estudava o Sol, observatório da NASA fotografa trânsito da Lua

Por| 20 de Outubro de 2020 às 09h35

Link copiado!

NASA’s Goddard Space Flight Center/SDO/Joy Ng
NASA’s Goddard Space Flight Center/SDO/Joy Ng
Tudo sobre NASA

Desde 2010, a missão Solar Dynamics Observatory (SDO), da NASA, vem observando as atividades do Sol e das variações que afetam nossa vida e tecnologias na Terra. Assim, em 16 de outubro, uma convidada apareceu durante uma observação da sonda: a Lua. O nosso satélite natural realizou um trânsito de quase uma hora de duração.

O trânsito da Lua em frente ao Sol ocorreu das 15h03 às 15h53 no horário local, de modo que durou cerca de 50 minutos. No pico do trânsito, a Lua chegou a cobrir 44% da superfície do Sol, e acabou cobrindo também dois sensores de orientação da sonda — neste momento, é possível notar uma breve instabilidade nas imagens. Mesmo assim, a SDO recuperou sua estabilidade logo depois do trânsito.

Confira a animação que mostra o trânsito lunar em velocidade acelerada:

Continua após a publicidade

A SDO captou as imagens em luz ultravioleta extremo, um comprimento de luz que não pode ser visto pelos olhos humanos. Atualmente, a metade inferior do Sol apresenta duas regiões ativas, onde há áreas de campos magnéticos intensos que costumam estar relacionadas à atividade solar e erupções. Como o Sol iniciou o seu 25º ciclo, os cientistas esperam mais atividade nessa região durante os próximos meses: cada ciclo solar dura aproximadamente 11 anos e, embora o ciclo atual tenha se mostrado tranquilo até o momento, os especialistas acreditam que haverá um pico de atividade em 2025.

Fonte: NASA, SDO