Publicidade

Vídeo incrível mostra a ISS passando em frente a Marte; assista!

Por| 24 de Setembro de 2020 às 16h00

Link copiado!

Tom Glenn
Tom Glenn

Utilizar um aplicativo para identificar a localização de um satélite no céu é algo relativamente simples; entretanto, o cientista e astrônomo amador Thomas Glenn foi além, e conseguiu observar — e filmar — a Estação Espacial Internacional (ISS) passando em frente a Marte no dia 14 de setembro. Glenn disponibilizou o vídeo mostrando este trânsito em diferentes velocidades, sendo possível observar a passagem do laboratório orbital e até mesmo alguns detalhes do Planeta Vermelho.

Glenn realizou a filmagem com seus próprios equipamentos e conseguiu registrar algo bastante surpreendente: basta pensar que ver a ISS passando diante do Sol ou da Lua, corpos maiores que Marte, já é bastante difícil. Na observação feita por ele, Marte e a ISS se alinharam em um caminho com apenas 90 metros de largura; ou seja, se ele se movesse alguns metros para o norte, possivelmente perderia o momento.

Confira o vídeo feito por ele com o registro em diferentes velocidades:

Continua após a publicidade

Como a estação orbita a Terra a uma velocidade de quase 8 quilômetros por segundo, é natural que o trânsito, ou seja, a passagem diante de outro objeto maior, seja bem rápido. Para não perder nada, Glenn utilizou uma câmera de vídeo para registrar quadros por segundo o suficiente e garantir o registro — cada frame dura apenas 0,35 milissegundo.

Veja o trânsito com mais detalhes na foto abaixo, publicada no perfil do Instagram de Glenn:

Continua após a publicidade

Acima, podemos ver também a ponta de um dos painéis solares e módulos da ISS passando por Marte, além de algumas características da superfície do planeta, como a Syrtis Major, uma região de aparência escura formada por rochas vulcânicas.

Fonte: Syfy