Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Energia é transmitida do espaço à Terra em experimento

Por| Editado por Patricia Gnipper | 05 de Junho de 2023 às 10h50

Link copiado!

SSPP
SSPP

Um protótipo de energia solar espacial conseguiu transmitir energia do espaço e direcioná-la a localizações determinadas na Terra. Lançado em janeiro, o protótipo Space Solar Power Demonstrator (SSPD-1) é o primeiro dispositivo espacial do projeto Energia Solar Espacial (SSPP), do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech).

A transmissão de energia sem fios foi demonstrada por meio do MAPLE, um dos experimentos do SSPD-1. Ele conta com um conjunto de transmissores de energia de micro-ondas direcionadas por chips eletrônicos customizados, e consegue guiar a energia à localização desejada.

Ali Hajimiri, um dos membros do projeto, conta que os experimentos confirmaram que o MAPLE consegue levar energia a receptores no espaço. “Também conseguimos programar as instalações para direcionar a energia à Terra, e a detectamos na Caltech”, acrescentou.

Continua após a publicidade

O MAPLE conta com dois receptores, instalados um pouco mais longe que os transmissores. Eles recebem a energia e a convertem em uma corrente elétrica contínua, que acendeu um par de LEDs e, assim, demonstrou a sequência completa de transmissão de energia no espaço sem fios.

Cada LED foi aceso individualmente, e como o experimento não é selado, ele ficou exposto às condições do espaço — incluindo mudanças de temperatura e radiação. “Em nosso melhor conhecimento, ninguém nunca demonstrou a transferência de energia no espaço mesmo com estruturas rígidas e de alto custo”, observou Hajimiri.

O dispositivo tem também uma pequena abertura, através da qual a estrutura direciona os feixes de energia. O sinal foi detectado, e exibiu tempo e frequência conforme esperados pelos cientistas. Agora, a equipe está analisando o desempenho dos elementos do sistema para desenvolver novas gerações da tecnologia.

Fonte: Caltech