Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Elon Musk quer pousar Starship na Lua já em 2021

Por| 19 de Julho de 2019 às 10h59

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

Um dos projetos da SpaceX que está em andamento é a Starship, nave que deve levar tripulações à Lua e até para Marte em um futuro bastante próximo. Em entrevista à Time Magazine, o CEO da empresa, Elon Musk, disse que o pouso no satélite da Terra pode acontecer já no começo de 2021, com um grupo tripulado chegando lá dois anos depois. Entretanto, isso em um cenário muito otimista.

No começo de julho, Musk já tinha dado indícios de que o primeiro lançamento da Starship poderia acontecer já em dois anos. Contudo, isso não significaria exatamente já levar um grupo para a Lua.

À revista, ele mostrou otimismo em seu cronograma:

“Isso vai parecer um pouco doido, mas eu acho que nós podemos pousar na Lua em menos de dois anos. Certamente, com um veículo não-tripulado eu acho que podemos pousar na Lua em dois anos. Então, após um ano ou dois, nós podemos mandar uma tripulação. Eu diria, então, em um total de quatro anos”.
Continua após a publicidade

Outra questionamento foi em relação ao termo “nós” utilizado por Musk em sua resposta. No começo de julho, ele havia informado que empresa já estava em conversas com três clientes diferentes do setor de telecomunicações para fazer o lançamento da Starship. Ele mais uma vez disse que ainda não tem essa resposta.

“Se demorar muito para convencer a NASA e as autoridades de que nós podemos fazer isso em comparação a simplesmente fazê-lo, então devemos simplesmente executar. É literalmente mais fácil pousar a Starship na Lua que convencer a NASA de que conseguimos”, brincou.

A SpaceX deve levar a nave Starship com o foguete Super Heavy, nome do estágio superior que impulsionará a nave. O foguete é capaz de levar até 20 toneladas para a órbita geoestacionária. Se considerar a órbita baixa da Terra, este número sobe para 100 toneladas.

O conjunto chamando de Super Heavy-Starship ainda está em testes, sendo que em junho deste ano aconteceu o primeiro "salto" de uma versão de testes da nave (chamada Starhopper), que foi levantada, intencionalmente, apenas alguns metros acima do solo. No último dia 16 de julho, outro teste do Starhopper aparentemente falhou, envolvendo o aparato em uma grande bola de fogo.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que a NASA também tem uma missão chamada Artemis  para levar novamente o Homem à Lua, com estimativa de um primeiro pouso para 2024. Por esse motivo, Musk acredita que a NASA possa não ter interesse em participar dessa primeira empreitada com a SpaceX.

Fonte: Time Magazine