SpaceX pretende lançar Starship pela primeira vez em 2021

Por Patrícia Gnipper | 02 de Julho de 2019 às 16h50
Tudo sobre

SpaceX

Saiba tudo sobre SpaceX

Ver mais

De acordo com um executivo da SpaceX, a empresa espacial de Elon Musk deverá colocar o conjunto Starship-Super Heavy para voar pela primeira vez em 2021. Jonathan Hofeller, vice-presidente de vendas comerciais da companhia, disse que as negociações para possíveis clientes comerciais já estão em andamento. "Estamos em conversa com três clientes diferentes; são todas as empresas de telecomunicações", disse o executivo.

O Super Heavy é o estágio superior do veículo Starship, capaz de transportar até 20 toneladas para a órbita geoestacionária da Terra, ou mais de 100 toneladas para a órbita baixa. O compartimento de carga tem nove metros, e o sistema será capaz de transportar, além de cargas, tripulações e recursos necessários em viagens de astronautas para a Lua ou para Marte.

Vários voos de teste estão previstos com o conjunto Starship-Super Heavy antes que esse primeiro voo comercial de 2021 aconteça, segundo Hofeller, que servirão para demonstrar o sistema de lançamento aos clientes em potencial, bem como para resolver quaisquer problemas que porventura possam acontecer.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Recentemente, a empresa fez um "salto" com um protótipo do Starship, que subiu alguns metros a partir do solo, e os próximos testes alcançarão altitudes mais elevadas. Eventualmente, a SpaceX poderá substituir seus atuais foguetes Falcon 9 e Falcon Heavy pelo Super Heavy, ainda que a empresa provavelmente não apressará seus atuais clientes para aceitarem esta troca.

“O Falcon 9 e o Falcon Heavy estarão por aí enquanto nossos clientes os desejarem”, disse Hofeller. Contudo, "se os tornarmos obsoletos por termos um produto melhor e um preço menor, ótimo", ele completa.

Fonte: Space News

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.