Elon Musk diz que Starship pode voar para a órbita já em novembro deste ano
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

Nesta quinta-feira (21), a SpaceX realizou o primeiro teste de ignição estática do protótipo SN20, do veículo Starship. O procedimento foi realizado em preparação para o teste de voo orbital que, apesar de não ter data para acontecer, pode estar próximo. Em um tuíte publicado nesta sexta (22), Elon Musk, fundador da SpaceX, sugeriu que o primeiro lançamento orbital do protótipo pode acontecer no mês que vem.
- SpaceX já está construindo espaçoporto marítimo para lançamentos do Starship
- Boa, SpaceX! Starship SN15 pousa em segurança após teste de voo perfeito
- Expansão da SpaceX revolta moradores que precisarão deixar suas casas nos EUA
O comentário de Musk veio como uma resposta a outro tuíte, que reuniu imagens do protótipo SN20 e do propulsor Super Heavy. Em sua publicação, ele mencionou o processo regulatório em andamento realizado pela Federal Aviation Administration (FAA), a agência que regula voos nos Estados Unidos, sendo também a responsável por autorizar a SpaceX a realizar voos orbitais. Assim, a aprovação da FAA para isso segue pendente.
O teste de voo mencionado por Musk será a primeira vez em que o Starship será lançado à órbita terrestre, como uma forma de demonstrar as capacidades de lançamento e reentrada, e não deverá incluir os sistemas de pouso e recuperação. Durante o teste, o Starship será lançado sem tripulação para dar uma volta ao redor da Terra e, depois, retornará para uma amerissagem controlada no Oceano Pacífico. Só que, para conceder a aprovação que a SpaceX precisa para lançar o Starship e o booster Super Heavy, a FAA está conduzindo outros processos.
Um deles é uma análise ambiental realizada nas instalações da empresa, no Texas. Uma versão preliminar do relatório da análise foi publicada em setembro e, depois, ficou aberta a receber comentários públicos e sugestões, que podem ser enviados por e-mail até o dia 1º. Até o momento, os comentários foram variados: parte deu apoio aos planos de lançamentos da SpaceX no Texas, e outros ressaltaram a preocupação com os impactos ambientais causados por lançamentos do tipo.
Fonte: Space.com